quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Vamos falar de música?

- Hoje me deu vontade de escrever bonito , de ter um jornal,uma redação e ter que lutar contra a crítica pra publicar minhas matérias .. enfim, chamar Spielberg pra me filmar.
Essas semanas atrás voltei a escutar coisas que não ouvia há muito tempo.. a sensação é otima!! Eu penso : como pude? e outras vezes em como desde pequena tinha um ouvido musical muito bom.(haha)Incrível como nosso gosto musical muda,se tranforma ,apura.
Acho impossível encontrar algo que nos aquiete ou nos excite tanto quanto a música,ela está presente no cotidiano,nas lembranças,na alma , nas chateações,nos momentos de alegria ou total desespero.Transcreve o quê sentimos e não conseguimos dizer por nós mesmos.
Música é a difusão de situações ,valores,sentimentos,épocas,tradições,religião.E é um mercado que nunca irá morrer ,por mais que ocorra uma terceira ou quarta guerra mundial , o ser humano ainda irá precisar se inspirar ou se divertir com música.É uma combinação de melodia e composição, em alguns casos faltam ambos, mas assim mesmo há quem goste.
Música é rebeldia ,é alucinógeno,é calmante ,é cura !!Todas as vertentes do rock , todo modismo, todos os ritmos de diferentes culturas,tudo aquilo que é agradavel aos ouvidos. Algumas trazem conselhos que por mais que vivamos 1.000 anos não entenderíamos sem elas, outras trazem uma dor quase que física ,nos remetem a momentos ruins, situações dolorosas ou pessoas, então deixamos de ouvir e como que brigamos com a música, outras que se pudéssemos a escolheríamos pra casar e passar o resto da vida conosco.
Umas são esquecidas ,deixadas de lado de tanto terem sido escutadas,outras nunca se consegue enjoar e acompanham a gente desde a infância até a velhice.Tem música que nos fazem sair do corpo,funcionam como um trabalho espiritual, aliviam, desestressam, nos ajudam a entender a nós mesmos.A gente memoriza logo da primeira vez que ouvimos, já é o bastante pra murmurar oque se lembra e procurar ,perguntar,pesquisar,comprar ,baixar e escutar no “repeat” durante o noite.
E a coisa mais impossível do mundo é pedir a alguem que realmente aprecie música escolher as 20 musicas de sua vida, aquelas que se morresse gostaria de levar pra ouvir na eternidade.E todo mundo que gosta quer se infiltrar no meio,tendo talento ou não,todo mundo já sonhou em ser músico um dia ,já entrou na aula de algum instrumento musical,já compôs alguma letra ou cisma que canta.Em suma quando for velha e não tiver quem me estenda a mão gostaria de ter meus discos, cds e mp3 como companhia e morreria tranquila e confortada!!!
FERNANDA MACEDO.

O natal de cada dia nos dai hoje!

Um jovem casal foge de uma sentença imposta pelo governo, onde seu primogênito filho seria sumariamente sacrificado. E a peregrinação se arrasta de uma cidade para outra. Vários sonhos e planos entalados na garganta os acompanharam. Mas a vontade de fazer a coisa certa e sobreviver, marcariam de vez a história da humanidade.

Imagine que acordar no âmago da madrugada com a visita inesperada de um ser angelical pronunciando um fato incomum e surreal, seja algo bastante assustador. Mas foi assim que ocorreu. A jovem escolhida entre milhares, estava destinada a ser portadora do ser mais ilustre que já existiu.

As circunstâncias da gravidez são as mais absurdas, e mesmo que fosse tão real e verdadeiro para os dois. O relacionamento deles jamais poderia prever que misteriosamente e milagrosamente, seriam os escolhidos de uma profecia sobrenatural. Mas sobrenatural mesmo, foram as circunstâncias, ela tão jovem, tão imatura. Ele tão trabalhador e ambicioso com o futuro enlace matrimonial...

A sociedade sempre foi a mesma e naqueles dias não era novidade que tenham levantado falso testemunho e intrigas a respeito da moça. A virgem que estava grávida sem estar casada! E para o desconcerto de muitos, grávida, sem ter tido uma relação íntima sequer com o seu noivo cortejado.

O noivo já selado pela tradição como marido, também sofreu ao saber de tudo que estava acontecendo. Mas ele também foi visitado por um funcionário divino, tendo uma reflexão da mais pura verdade que estava para acontecer. E foi assim que aconteceu.

O casal procura por abrigo para pernoitar. O relento não seria nada glorioso para o pequeno príncipe que estava prestes a nascer. O extravagante, o luxuoso e até mesmo o confortável não seriam totalmente necessários, afinal eles precisavam de um simples teto para pernoitar. E o máximo que arrumaram foi um estábulo.

Um recenseamento congestionou a cidade tendo todos os estabelecimentos ocupados. E o estábulo seria a “suíte real” mais importante da história, sem falar da manjedoura que jamais existirá em qualquer hotel 5 estrelas dos países mais desenvolvidos.

O parto foi testemunhado por alguns animais e a festa estava pronta. Alguns convidados trouxeram presentes, outros chegaram cantando “Glória a Deus nas alturas e, na Terra, paz e boa vontade entre os homens”. A dádiva da vida e o esplendor do nascimento estavam consumados. Aquela criança da manjedoura era considerada o messias, o salvador dos povos, das tribos e de todas as raças. A reconciliação do Criador com a criatura.
Este não é um conto de fadas, não é um poema. Mas um relato emocionante de um nascimento. Uma criança veio ao mundo, sendo Deus e sendo Homem, e desde o ventre de sua mãe, já estava estabelecido como o salvador. Aquele que mudaria a história...

È uma pena que este acontecimento seja apenas lembrando por uma data no calendário. A narrativa por mais que curta, nos mostra algumas coisas como sofrimento, perseguição, soberania e milagre. E é miseravelmente lembrada apenas por uma pequena data equivalente a 24 horas de um dia. Se já não bastasse, a mesma data ainda é dividida com o nosso anseio de consumo e momento de glutonaria.

O dia 25 de dezembro não é apenas a data do messias, e sim do papai noel a vários séculos. Aquele bom velinho que presenteia as crianças, que realiza alguns sonhos e consequentemente faz boas ações. Religiosos lutam todos os anos contra o papai noel e a cultura do natal, dizendo que são os verdadeiros opositores ao nascimento de Jesus. Mas se ao menos, pudéssemos ter o empenho da humanidade durante o ano, como temos nesta pequena data, já teríamos menos problemas. Porque o nascimento de Cristo, é algo diário sua história se repete a cada dia. E mesmo não tendo uma data específica para selar coeretemente sua vinda ao mundo, temos por meio da consciência a necessidade de descobrirmos-o diáriamente.

O messias que nasceu, nasce até hoje para diversas pessoas, e a sua história jamais estará entrelaçada com a de um velho senhor simpático, de barbas brancas, barriga farta, trajes vermelhos e brinquedos. Aquela criança que nasceu é a maior prova de que o natal é muito mais que um fato a ser lembrado, este acontecimento é para ser celebrado por toda a eternidade. Pois quando agradecemos a Cristo por ter se sacrificado num madeiro por nós, estamos automaticamente agradecendo por ele ter vindo ao mundo.

Que o natal seja um acontecimento diário nas nossas vidas...

"Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o principado está sobre os Seus ombros, e se chamará o Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 9:6

Sole Deo Gloria,
David Azevedo

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Carta ao apóstolo PAULO.

Carta ao apóstolo Paulo,
Charles Phinney
Igreja Presbiteriana da Ásia Menor
Comitê de Missões

Paulo, o apóstolo a/c de Áqüila, o fabricante de tendas
Corinto, Grécia

Caro Paulo,

Recentemente recebemos uma cópia de sua carta aos gálatas. O comitê me orientou a informá-lo de várias coisas que nos preocupam profundamente:
Inicialmente, consideramos sua linguagem um tanto desequilibrada. Na carta, após a breve saudação aos gálatas, você imediatamente ataca seus oponentes afirmando que eles “querem perverter o evangelho de Cristo”. Então diz que esses homens deveriam ser considerados “malditos”; e, em outro lugar, você faz referência a “falsos irmãos”. Não seria mais caridoso lhes dar o benefício da dúvida — pelo menos até a Assembléia Geral ter investigado e julgado o assunto? Para piorar a situação, você ainda diz: “Quanto a esses que os perturbam, quem dera que se castrassem!” (5:12, NVI). Essa declaração é apropriada para um ministro cristão? A observação parece muito áspera e desamorosa.

Paulo, temos realmente sentido a necessidade de preveni-lo sobre o tom de suas epístolas. Você confronta as pessoas de maneira áspera. Em algumas cartas você chegou até a mencionar nomes; essa prática tem, sem dúvida, angustiado os amigos de Himeneu, Alexandre e de outros. Afinal, muitas pessoas foram apresentadas à fé cristã pelo ministério desses homens. Embora alguns dos nossos missionários tenham manifestado lamentáveis deficiências, quando você fala desses homens de forma depreciativa só pode provocar sentimentos ruins.
Em outras palavras, Paulo, creio que você deveria se esforçar para ter uma postura mais moderada em seu ministério. Você não deveria tentar ganhar os que estão no erro demonstrando um espírito brando? Neste momento é provável que você tenha alienado os judaizantes a ponto deles não mais o ouvirem.

Por causa de sua sinceridade exagerada no falar, você também diminuiu suas oportunidades de influenciar futuramente a igreja como um todo. Se tivesse atuado de forma menos franca, sua presença poderia ser solicitada para integrar um comitê do presbitério para estudar a questão. Você poderia, então, ter contribuído com suas percepções, ajudando a delinear uma boa recomendação do comitê a respeito da posição teológica dos judaizantes, sem ter que resistir a personalidades em disputa .

Além disso, Paulo, precisamos manter a união entre os que professam a fé em Cristo. Os judaizantes, pelo menos, permanecem conosco na confrontação do paganismo e do humanismo à nossa volta e prevalecente na cultura do Império Romano atual. Os judaizantes são nossos aliados na luta contra o aborto, a homossexualidade, a tirania no governo etc. Não podemos permitir que diferenças sobre minúcias doutrinárias obscureçam esse fator importante.

Também devo mencionar que o conteúdo de suas cartas tem sido questionado, bem como seu estilo. O comitê questiona a propriedade da estrutura doutrinária de sua carta. É sábio importunar jovens cristãos, como os gálatas, com questões teológicas tão pesadas? Por exemplo, em vários lugares, você alude à doutrina da eleição. Você também entra numa longa discussão a respeito da lei. Talvez você poderia ter provado seu caso de outra forma, sem mencionar esses pontos complexos e controversos do cristianismo. Sua carta é excessivamente doutrinária, e provavelmente servirá apenas para polarizar as diferentes facções nas igrejas. Novamente, precisamos enfatizar a unidade, em vez de assuntos controvertidos, que acentuarão as divisões entre nós .

Em outro lugar, você escreveu: “Ouçam bem o que eu , Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá” (5:2, NVI). Paulo, você tem a tendência de descrever as coisas estritamente em termos de preto-e-branco, como se não houvesse áreas acinzentadas. Você precisa usar expressões mais equilibradas, para não se tornar exclusivista. De outra forma, seu ponto de vista afastará muitas pessoas, e fará com que os visitantes não se sintam bem-vindos. O crescimento da igreja não é promovido tomando-se essa linha dura e permanecendo inflexível.

Lembre-se, Paulo, não existe uma igreja perfeita. Precisamos tolerar muitas imperfeições na igreja, porque não podemos esperar ter todas as coisas ao mesmo tempo. Se você simplesmente pensar sobre sua experiência, você se lembrará de quanto fez mal à igreja no tempo da ignorância. Ao refletir sobre seu passado, você pode tomar uma atitude mais simpática para com os judaizantes. Seja paciente, e lhes dê algum tempo para chegar a um entendimento melhor. Enquanto isso, regozije-se pelo fato de todos compartilharmos a profissão de fé em Cristo, pois todos fomos batizados no nome dele.

Sinceramente,

Charles Phinney
Coordenador do Comitê de Missões
_________________________________

Meio antigo, eu sei!!!Ao menos, a intenção vale...
Também tenho vontade de escrever algo semelhante ao portentoso!!!

Feliz natal, querido ateu.

Richard Dawkins parece bastante confortável com seu status como o mais influente apóstolo do ateísmo no mundo. Ele pode dormir sobre os louros ateístas da reputação de seu best-selling, Deus, um Delírio, e sua incessante defesa do ateísmo na mídia mundial. Até hoje, o Professor Dawkins tem demonstrado uma abordagem cruel para enfatizar seu caso, argumentando que pais que inculcam crenças religiosas em seus filhos são culpados de uma forma de abuso infantil.

E, todavia, parece que Dawkins quer agora chamar a si mesmo de um “cristão cultural”. O BBC [British Broadcasting Corporation] informa2 que agora Dawkins quer as tradições do Cristianismo cultural, e planeja cantar cânticos de Natal esse ano, “juntamente com o mundo todo”. Ora, por que
um ateísta desejaria cantar cânticos de Natal?

O BBC informa que os comentários do Professor Dawkins vieram em resposta a acusações por um Membro do Parlamento, de que a nação estava evitando referências ao Natal devido a atitudes politicamente corretas. Lemos no BBC:

O Prof. Dawkins, que tem freqüentemente falado contra o criacionismo e o fundamentalismo religioso, replicou: “Não sou um daqueles que deseja barrar as tradições cristãs. “Este é historicamente um país cristão. Eu sou um cristão cultural, da mesma forma como muitos dos meus amigos se chamam judeus ou muçulmanos culturais. “Portanto, sim, eu gosto de cantar cânticos com todo o mundo. Não sou um daqueles que deseja purgar a nossa sociedade da nossa história cristã. “Se existe alguma ameaça nesse tipo de coisa, penso que você descobrirá que ela vem de religiões rivais, e não de ateístas”.

O pensamento de Richard Dawkins cantando qualquer cântico com conteúdo explicitamente cristão é difícil de abrigar – a menos que o professor de Oxford pretenda cantar sobre uma fé que ele não professa.

Dawkins expandiu esses comentários num artigo publicado em 13 de dezembro de 2007, pelo The New Statesman.3 Nesse artigo Dawkins explica que o Natal é parte da história e cultura de sua nação, e assim, deve ser reconhecido, se não celebrado, por todos.

Ele até mesmo lança algumas farpas em direção aos Estados Unidos, sugerindo que a atitude politicamente correta e o medo de ofender a sensibilidade de alguém estão levando a uma negação da significância cultural do Natal. Tudo isso é desnecessário, ele insiste:

"Para melhor ou pior, a nossa cultura é historicamente cristã, e as crianças que crescem
ignorantes da literatura bíblica diminuem, incapazes de lidar com alusões literárias, ficando
na verdade empobrecidas. Não sou um amante do Cristianismo, e detesto a orgia anual de
gastos e despesas recíprocas negligentes, mas devo dizer que prefiro desejar a você “Feliz
Natal” do que “Boas Festas
”.

Não creio por nenhum momento que Dawkins tenha se abrandado para com as alegações cristãs sobre o Natal. Ele devota a maior parte do seu artigo a um esforço para ridicularizar as afirmações bíblicas sobre Cristo e o Natal. Argumenta:

"A maioria, mas não todos os estudiosos pensam, no cômputo geral, que um pregador
carismático itinerante chamado Jesus (ou Joshua) foi provavelmente executado durante a
ocupação romana, embora todos os historiadores objetivos concordem que a evidência é
fraca. Certamente, ninguém leva a sério a lenda que ele nasceu em dezembro. A tradição
cristã posterior simplesmente atribuiu o nascimento de Jesus a um festival de solstício de
inverno consolidado e conveniente
."

Bem, a afirmação que Jesus nasceu em dezembro é de fato lenda – uma afirmação não encontrada na Bíblia. As afirmações que realmente são encontradas na Bíblia, começando com a concepção virginal de Cristo e seu nascimento em Belém, são centrais e essenciais para a narrativa do Evangelho e a fé cristã.

Podemos apenas perguntar quais são os cânticos de Natal favoritos de Richard Dawkins. A visão de um ateísta declarado unindo-se a um coral de Natal é bem difícil de imaginar. Ao mesmo tempo, há algo confortante sobre a idéia que até mesmo o ateísta mais famoso do mundo moverá seus lábios em cânticos que celebram o nascimento de Cristo. Talvez aquelas palavras passem
dos seus lábios para a cabeça e coração. Deveríamos orar para que assim acontecesse.

Feliz Natal, Professor Dawkins.

Fonte: http://www.albertmohler.com/blog.php
1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em 15 de dezembro de 2007.
2 http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/politics/7136682.stm
Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
www.monergismo.com




O Planeta Terra hoje:


3 bilhões de pessoas vivem entre o nível de miséria e pobreza.
30 milhões de refugiados de guerra.
27 conflitos religiosos declarados.
3 milhões de mortos em conflitos étnicos por ano.


Como anda o seu espelho?


"O comportamento é um espelho onde cada um mostra qual é a sua imagem"
____Goethe____

Solidão.


"Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência!

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!

Solidão não é o retiro voluntário ao qual a gente se impõe, às vezes para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio!

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza!

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância!

Solidão é muito mais do que isto...

SOLIDÃO é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma."
___CHICO BUARQUE___