domingo, 15 de junho de 2008

Um samba de saudades...

Ontem (14/06/08) por volta das 4 horas da manhã, o Rio de Janeiro perdia um dos seus mais ilustres filhos, Jamelão. Para falar de samba, de carnaval, e principalmente da Estação Primeira de Mangueira, não podemos ignorar a figura mais ilustre da verde e rosa. Jamelão era mais que um simples cantor, era um mito desta comunidade tão vitoriosa na principal passarela do carnaval mundial.
Graças ao sincretismo étnico, o meu gosto musical é bem eclético. E por ele passeam Cartola e o próprio Jamelão. Duas figuras carimbadas para quem quer ouvir uma boa música, ou para quem quer conhecer mais sobre a realidade do povo brasileiro.
Jamelão entra para a história como uma referência futura, algo que jamais teremos parecido, e que tão pouco as próximas gerações terão o privilégio de prestigiar. Porque pelo o andar da carruagem, o carnaval e o samba não será mais o mesmo. O talento que este sambista tinha é o que podemos comparar com Zicos, Chicos Buarque da vida...uma jóia rara genuinamente carioca!
Foram 95 anos dedicados a arte urbana, brasileira e da Mangueira!!!
Jamelão 12/05/1913 - 14/06/2008

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Um cristão na Jamaica?

Bob Marley era adepto da religião Rastafari. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

Em apenas 36 anos de vida, não só colocou sua pequena ilha no mapa, como revolucionou a música, hábitos e comportamentos pelos quatro cantos do mundo.

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafaris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.
Marley também tinha conexões com a seita rastafari "Doze Tribos de Israel", e expressou isso com uma frase bíblica sobre José, filho de Jacó, na capa do álbum Rastaman Vibration
Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer. Motivo? Segundo a religião rasta o corpo é templo sagrado e por isso retirar o câncer (no inicio da doença seria errado). Descobriu muitas coisas semelhantes entre o rasta e o cristianismo e viu que o amor ao seu corpo templo deveria ser de cuidado. Manteve sua agenda de shows, mas se tratar já não adiantava muita coisa. Bob estava se preparando para se encontrar com o seu criador. Mas por causa de muitos fatores entre eles o fato de o rasta, a maconha, e o reggae serem as marcas características de Bob e da Jamaica, decidiram abafar o ocorrido. Pois isso seria ruim para a figura lendária e o turismo jamaicano. Ziggy ainda convertido tenta espalhar o legado de seu pai, ainda com seus ideais e raízes do rasta e do reggae, mas com o entendimento cristão.

http://musicaa.musicblog.com.br/54636/Biografia-Bob-Marley/

Polêmica em Liverpool

No dia 4 de março de 1966, durante uma entrevista de John Lennon para o London Evening Standard feita pela jornalista Maureen Cleave trouxe muita polêmica a respeito do Cristianismo. John disse: "O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Nós Beatles somos mais populares do que Jesus neste momento. Não sei qual vai desaparecer primeiro - o rock and roll ou o Cristianismo. Cristo não era mau, mas os seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles que estraga o Cristianismo para mim."

Ao ser publicada nos Estados Unidos, a entrevista causou polêmica. O cinturão bíblico norte americano reagiu queimando os álbuns dos Beatles em praça pública. Várias estações de rádio baniram as músicas dos Beatles.

Em 11 de agosto do mesmo ano, John Lennon deu uma conferência a imprensa em Chicago dizendo: "Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado.(...) Não sou anti-Deus, anti-Cristo ou anti-religião. (...) Não estou a dizer que sejamos melhores ou maiores, ou a comparar-nos a Jesus Cristo como pessoa ou Deus ou seja o que for. Disse o que disse e estava errado - ou fui interpretado erradamente."

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Etanol ?


Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
(Chico e Milton/Cio da terra)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Maximus Decimus Meridius

Algumas Frases marcantes de Maximus:

"O que fazemos em vida ecoa pela eternidade"

" Ninguém perde por tentar ser justo"

"Força e honra"

"A morte sorri para nós. O que um homem pode fazer é sorrir de volta"

"Nada acontece a alguém que a natureza não o tenha preparado para aguentar!"