domingo, 21 de dezembro de 2008

Apenas uma decisão!



Dias ruins passam com a rapidez de um carro de fórmula-1, basta observarmos a importância que damos a ele. Não é preciso ser um psiquiatra ou um religioso, para saber que nem sempre tudo são flores na vida humana, os problemas fazem parte da vida de qualquer pessoa, e cabe a todos nós escolhermos o caminho a ser seguido.
Estas palavras não precisam ser encaradas como auto-ajuda, eu também sofro como os mais humildes mortais. Choro, sinto medo, me frustro, tenho decepções e também tenho vontade de morrer em certos momentos. Momentos, que as vezes são tão ruins que me fazem desistir de tudo e simplesmente puxar o gatilho!
Ao tentar olhar para o fim da vida, me deparo com a triste melancolia de querer fugir de mim mesmo e dos meus anseios, apenas por não me esforçar ou ser bom o suficiente para me manter em dia com os pensamentos e planejamentos da vida (sonhos). Interromper a maior dádiva, talvez pareça ser uma estupidez e irremediável, ter o privilégio de poder respirar sempre será uma grande vitória. Não podemos sucumbir na primeira decepção.
Se os problemas persistirem e se a dor for aumentando ao longo dos dias, e que vire meses de agonia ou quem sabe anos de sofrimento, é melhor procurar ajudar. Se for usar medicação controlada, que seja usada para o bem. E se for fugir para as drogas, é um caminho sem volta, assim como um tiro certeiro (nestes casos, evite virar a decepção da família e dos amigos). Especialistas, amigos e a religião podem auxiliar, orientando e amenizando o sofrimento.
Sempre há tempo de usar os freios. Até mesmo em acidentes automobilísticos, os freios são a última tentativa de evitar o pior, e estar vivo é usar os freios diáriamente. Porque muitos já morreram e continuam com o coração batendo, pois não conseguem olhar as coisas ao seu redor. Pessoas cegas por seus desejos e egoísmos, que não podem admirar a beleza da coletividade de fatos que fazem da vida humana o maior milagre existente.
Nem sempre é fácil escolher o caminho a ser seguido. Mas para quem quer acertar, o primeiro requisito não é nem ser bom ou capaz, e sim, ter vontade, perseverança. Por mais que as cincurstâncias digam não, sempre haverá um desvio de rota, para te livar de si mesmo. Porque, os males provém de nós mesmos, afinal, somos os mesmos animais que sempre acabam cagando tudo, poluindo, mentindo, matando, roubando. Isto pode até parecer um motivo para puxar o gatilho, mas lembre-se, também somos os únicos capazes de amar. E o amor, é a única forma de salvar e transformar o que estava perdido...!!!

Apagar ou não apagar?



Em menos de um mês tive a oportunidade de ter duas sensações diferentes. É estranho e engraçado ao mesmo tempo, ter o destino traçado por pequenos detalhes e até mesmo por um simples "ok" virtual. Ainda não tive o privilégio de virar monge e tão pouco ter a paciência de Jó, aliás, a paciência é uma virtude que busco ao longo desta jornada.
Quanto mais você espera por algo, mais você está prestes a se decepcionar. É impressionante como as coisas funcionam numa regência homogênea. As coisas parecem ter a forma mais sensata do mundo e o insólito destino de conspirar contra a vontade própria.
Enquanto estive perto, estive longe...na verdade este ano conquistei muita coisa e tive muitas oportunidades, algumas eu agarrei e outras deixei escapar entre os dedos da mão. E como isto me incomoda...me incomoda, porque sei que falhei, e porque também sei que podem ser oportunidades que jamais voltarão a bater em minha porta novamente.
Eu espero que daqui para frente, a tempestade seja menos dramática e os paradigmas possam ser contornados e não virem os mitos inalcansáveis e absurdos. A temática deve ser bem simples e objetiva, sem transtornos, fantasias ou surrealismos. Não precisamos complicar o simples! Eu não preciso complicar mais nada...
Pelo sim ou pelo não, pude concluir que existem coisas que simplesmente não valem um mínimo de esforço, pois estão carregadas de negativismo e mentiras. Assim como, existem necessidades que exigem certa prioridade. Não é aquele lance de "sermão" do tipo "eu te avisei", trocar o "certo" pelo "duvidoso" e etc. Mas em nenhum momento nada deixou de ser vivido intensamente, por mais que não tenha saído da forma planejada.
A luta constante no momento é tornar determinadas memórias recentes, em memórias esquecidas, para o coração. Como lição para o futuro, certas memórias jamais poderão ser esquecidas, devem sim serem arquivadas, para eventuais transtornos mais a frente. A base de tudo é a superação e o aprendizado, duas coisas mais do que sensatas e necessárias, ferramentas para a volta por cima e entusiamo de voltar a planejar o próximo passo.
Levantar e encarar de frente os desafios nem sempre é fácil, não culpo o Joel (o da foto) por não ter aguentado a pressão, e ter apagado a Clementine, até porque esta seria uma atitude quase que unânime entre todos nós, que sempre escolhemos as opções mais fáceis e menos dolorosas. Mas não podemos fugir dos problemas para sempre, porque sempre haverá um obstáculo a ser superado.
Enfim, se você não entendeu nada acima, pode ficar tranquilo, também estou nesta dúvida cruel...por enquanto, vou tentar fugir do "tarja-preta" da minha frente. Ele sim, me oferece certo risco...!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Chinese Democracy, parte dois!

O ano de 2008 com certeza será lembrado como o ano da redenção do rock. Sem muita novidade no mercado, Chinese Democracy chega as lojas como uma mistura de curiosidade, ceticismo e paixão, elementos necessários para uma boa venda, e a Geffen agradece.
Seria injusto deixar de mencionar as inúmeras críticas que esta criação musical do Axl anda recebendo, no Brasil, os principais meios de comunicação esmagam e tiram sarro. Simplesmente não se conformam com o simples fato, de Axl ter continuado com o Guns N´Roses sem a formação que deu a banda o título de soberana na década de 90. O relacionamento com a imprensa em si, nunca foi tão agradável, redendo até uma música "get in the ring" em "Use your Illusion" onde Axl chama todos para uma briga, inclusive citando o nome de alguns deles.
Este é um álbum que deve ser escutado várias vezes, porque é possível fazer várias leituras ao mesmo tempo. A complexidade se aproxima de qualquer argumentação, porque se houveram inúmeros produtores (que ganharam muito bem) e vários músicos envolvidos, simplesmente, foram os melhores, já que as cifras ultrapassam os 13 milhões de dólares. Unidos aos anos de espera, o cd além de ser o mais caro da história, pode ser considerado o mais esperado também.
Vamos ao track-list do material:
Chinese Democracy- faixa que abre o cd, com bastante similaridade a antiga formação, talvez pudesse ser comparada com os antigos músicos, apesar de seu tom moderno, a agressivade de Axl e guitarras cadenciadas tornam esta canção uma música de adrenalina em apresentações ao vivo.
Shackler´s Revenge- assustadora, mistura um vocal apurado com toques eletrônicos, as vozes de fundo misturadas a uma linha crescente, transformam o refrão melódico, quando de repente a música quebra como no inicio.
Better- talvez a música mais conhecida do álbum, mesmo ele tendo saído agora, esta canção já dominava paradas de sucesso. Better é o retrato do talento e criatividade do Axl, é o ponto onde ele quis chegar e mandar o seu recado, vai da leveza pop ao íngrime rock.
Street of Dreams- primeira balada, não fica devendo nada para tudo que o Guns já produziu, também foi uma música bem recebida e aceita entre os fãs, com um piano fazendo dupla com o vocal de Axl, a música atinge uma postura simpática e triste, mistura de sentimentos e sensações.
If the World- talvez uma das músicas mais difíceis de traduzir, com arranjos sinuosos e enigmáticos, a música também mostra a performace mais recente da voz de Axl, carregando todas as mudanças que o tempo fez questão de acrescentar, fica a curiosidade, de como poderia ser executa ao vivo, de longe, lembra uma adaptação do jazz ao rock.
There Was a Time- uma canção crescente que vai acumulando energias para o refrão, o lado instrumental tem presença notável e se destacam com o tempo e notas combinadas. Seria encarada como uma canção moderna, e possivelmente estaria entre os padrões tão exigidos pela crítica em si.
Catcher in The Rye- enigmática, diferente de tudo que já ouvi e imaginei o Axl fazendo. Foi a música que mais "estranhei" neste álbum, realmente parece que as coisas mudaram no Guns, não que a mesma seja ruim, é apenas "diferente" entre a linha do passado e a própria linha recente. Mas tem grandes chances de conquistar seu espaço em qualquer rádio ou mp3´s por aí.
Scraped- com um inicio ousado, onde Axl faz várias vozes, scraped pode ser encarada como uma música para fazer a galera pular no shows, embora tenha refrão melódicos, o metal parece estar presente nesta música. Vale lembrar, que é mais uma modernidade no cd.
Raid N´The Bedouins- agressiva como "chinese democracy" e quebrada como as outras, pode funcionar ao vivo, é uma das que tem um certo peso, e colocam a expectativa da banda em se apresentar com certa atitude e técnica.
Sorry- com uma perspectiva mais sombria para ser encarada como balada, ela representa o perfil diferente do que Axl pode render, é uma canção crescente, que vai empolgando ao longo dos segundos, e contém elementos até do blues.
I.R.S.- uma canção que daria para imaginar novamente a antiga formação tocando, guitarras sujas e solos compassados. É um dos pontos fortes do cd.
Madagascar- uma das primeiras músicas conhecidas para integrar este material, é uma canção montada, e dividida em momentos diferentes, Axl repete a colagem externa feita em "civil war" e para ter acertado na medida certa. Sem falar, que seu vocal está apuradíssimo empolgando e arrepiando seus admiradores.
This I Love- a balada que conquistou o respeito deste álbum. Ponto mais que alto, uma obra caprichada e detalhada, se levou tanto tempo para sair, valeu a espera. Mais uma vez, o piano e a vontade de Axl cantar, fazem desta música uma balada tradicional que remete aos tempos antigos de "november rain" e cia.
Prostitute- música que fecha todo este ciclo, e tem uma perspectiva pop, que vem sendo por incrível que pareça, elogiada pela crítica. É música certa para estar em trilhas sonoras. Fecha com honra o cd e traduz todo o momento em que Axl esteve envolvido neste projeto.
Definitivamente, "Chinese Democracy" não é um álbum para ser comparado com nada do que o Guns N´Roses já produziu no passado, mesmo tendo algumas músicas que lembram de longe, o que Axl Rose viveu com os amigos do passado, este cd é sem sombras de dúvida, um trabalho para esta geração, com a cabeça de quem viveu em outras épocas, mas que não perdeu a vontade de fazer música.
Axl gastou tempo e dinheiro, entrou em diversos estúdios e esteve ao lado de grandes músicos. Este é um material bem produzido e que simplifica a dúvida que todos tinham, se ele (Axl) era só um bom vocalista que arrumava confusão com o espírito do rock, ou se realmente tinha a sensibilidade musical para ter independência no processo de criação das músicas. E seus antigos companheiros de estrada, assim como todos que acompanham o Guns, podem estar convíctos de que ele tem talento para a música.
Agradando ou não, "Chinese Democracy" é uma obra contemporânea, ousada, mas adaptada ao mercado "nocivo" do mundo moderno. Foi produzido de acordo com as tendências e regras do público e da media, sem deixar de lado, a ideologia e mensagem do rock. Axl, conseguiu estabelecer novamente um padrão (mesmo invejado por muitos), de que quando está em cena, poucos podem superar. Resta esperar, se algum dia, a música poderá ganhar a oportunidade de ver os principais nomes do grupo reunidos novamente, mesmo sendo bem assessorado nos dias atuais.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Chinese Democracy, parte um!



Desde 1991 sem lançar um álbum com canções inéditas, Axl Rose agora com novos músicos, faz uma releitura da música apresentando ao mundo o seu mais novo (e velho) trabalho de nome "Chinese Democracy" (já censurado na China).
A década de 80 andava num marásmo de dar dó, pouco se via nos backstages do rock. Bandas consagradas da década anterior se deterioravam em drogas e torram o dinheiro, enquanto um espaço para a uma vertente mais alternativa ia surgindo como saída de escape. Nesse cenário decadente, o hard-rock teria um suspiro, que talvez tenha sido, o seu grande ápice.
De contrato assinado com a Geffen Records, uma banda suja e das ruas de L.A estaria a um passo de entrara para o seleto hall das grandes bandas da história do rock mundial.
O primeiro trabalho nomeado de "Apetitte For Destruction" já indicava a que vinha a banda californiana. Axl, Slash, Izzy, Duff e Steven formavam o quinteto mais problemático e talentoso que já existiu na América do Norte. Hits como:"sweet child o mine" , "welcome to the jungle" e "paradise city" ocuparam todas as paradas de sucesso mundo a fora. A combinação de um rock sujo, com a maestria de uma banda incrívelmente criativa e com vocais rasgados e muita atitude. Coloram o grupo em todas as manchetes dos jornais na época, não só pela música, mas por toda a ideologia que o rock carrega.
Drogas, shows cancelados, bebedeiras, brigas com a imprensa, agressões, processos, multidões enlouquecidas, longas turnês. Sim, o Guns N´Roses sempre teve um histórico comparado a um coquetel molotov, pronto para explodir. E realmente explodiu, no mesmo ano de "Apetitte" eles lançariam um álbum sem compromisso com o título de "Lies", onde a música "patience" colocaria junto com o "Apetitte" em primeiro e segundo lugar na Bilbord (isto no mesmo ano).
Em 1990, na primeira visita a América do Sul. O Guns estava sem tocar num show a um ano aproximadamente, devido aos seus excessos, que promoveram a saída do baterista Steven Adler, parece o seu lugar foi recrutrado Matt Sorum, e houve espaço para um tecladista, Dizzy Read (que acompanha Axl até hoje). O cenário era o Rock In Rio 2, no maracanã em duas noites de ingressos esgotados, Axl e seus companheiros, se apresentaram em duas noites épicas, tocando para mais de 100 mil pessoas, o Guns começava a traçar o caminho dos incríveis números tornando-se uma lenda viva.
Um ano após o passeio pelo Brasil, saía oficialmente um álbum duplo "Use Your Illusion 1 e 2". Que teve recordes de venda em quase todos os países, mais uma vez, dois álbuns faziam o burburinho da cena musical. Neste momento, o maior trono da música, pertencia ao problemático e surpreendente Guns N´Roses. Nesse meio tempo, saía o guitarrista Izzy e entrava Gilby Clark.
Foram quase 3 anos de turnê com esse disco, até que em 1994 a banda lança um álbum de covers "Spaghetti Incident", um trabalho extremamente questionado por críticos e pelos fãs, mas que mesmo assim, teve números interessantes.
Depois de 1994 pouca coisa aconteceu, a banda entrou em férias e parece não ter mais voltado. Problemas internos colaboraram com a dissolução de todo o grupo, chegando até mesmo aos membros fundadores, devido a diferenças musicais. Esse é o preço a se pagar, quando na mesma banda existem a química perfeita, porém explosiva. Após alguns anos de batalhas judiciais, Axl Rose, comprou a marca do Guns e transformou aquilo que ninguém acreditava na sua banda.
Em 1998, a gravadora resolve lançar um disco duplo de várias performaces ao vivo, com o nome de "Live Era". O material continha os principais triunfos dos curtos anos de carreira. Na época, alguns ousaram em dizer que era uma forma de homenagear e reviver o curto e meteórico momento em que o rock fez parte da vida de milhares de pessoas espalhadas ao redor do mundo. Méritos de um dos melhores front-mens e guitarristas que já existiram (e vale lembrar, na mesma banda). Um ano depois, Axl apresenta ao mundo o que seria o novo Guns N´Roses, através de uma música para um filme. A partir daí, surge a saga do Chinese Democracy.
Inúmeras vezes adiados, várias vezes chacoteado, motivo de histeria e matéria jornalística. Axl depois de ficar um longe período recluso, onde não haviam fotos e nem entrevistas, surge para uma platéia de mais de 180 mil pessoas no Rock In Rio 3. Naquele momento, todos comprovaram que o ícone mais influente do início da década de 90, tinha mudado de ares. Com novos músicos e com algumas inéditas (que poderiam ou não pertencer a Chinese Democracy), foram executadas para testemunhas do ressurgimento ou ressurreição (como queiram), do grande símbolo do hard-rock.
Sem os seus companheiros antigos, Axl Rose, teve muito trabalho para arrumar a casa e deixar um som agradável e de qualidade. Mas as datas e shows cresciam por todos os lados. Agora todos esperavam por um cd, um cd de músicas que refletiriam todos os anos de sumiço e ausência do próprio Axl, que tinha deixado uma legião de órfãos, fãs incodicionais do Guns N´Roses.
-------------------continua--------------------------

sábado, 6 de dezembro de 2008

Fun fun fun 'til her daddy takes the T-Bird away!!!

" Final de semana passando mal é sempre muito bom pra se atualizar..fazia muitos anos que eu não sentava assim pra ver televisão.Globo repórter após 700 anos “ E no globo repórter de hoje : A Amazônia !”Nas novelas não se sabe quem é quem e quem é mais clichêzão e mais podrão então as pessoas se irritam comigo pelo muito conversar e morrer de rir , propagandas continuam me tirando do sério mas tem uma coisa que sempre desde que me entendo por gente gostava de ver na tv... programas de clipes.A coisa foi chocante!!! Sai da sala me arrastando, dormir teria sido melhor...
Tudo começa com a nova rainha do pop Rihana com o que se chama de música romântica pós moderna “please don’t stop the music”.
Logo em seguida entra a musa ressurgida que saturou a mídia e assim mesmo conseguiu voltar ao topo das paradas com coisas do tipo “ sou uma mulher terremoto como madona foi” só que eu tiro meu chapéu para “piece of me” que apesar de ser nojentinha tem um pouco de autenticidade que relembra a época de “I’m not a girl “.
Ai começa a sessão de rappers ,sarados ,suados dançantes que não sabem mostrar outra coisa alem de carros e ouro e gente transando no chão , e um adolescente muito do irritante que se acha o sexy e fala de experiências com mulheres mil como se ele tivesse 30 anos e não 14,conhece a mãe e a tia , e as amigas do balé que ensaia 5 horas por dia ,depois da academia.Ai dá saudades do eminem e do linkin park que realmente mantinham mais a linha de rap conscientização tanto que me assustava na maioria das letras.
Depois para amenizar entra o novo ícone dos aternativos e junkies , tão falada e tão ouvida Amy winehouse que nada mais é do que uma tentativa frustrada de cantoras de soul do passado , um acaro do sapato da Billie Holiday , Ella Fitzgerald e Judy Garland e mais um milhão que não conheço.A mulher escreve musicas sobre seus problemas pessoais super arrazando e se mostrando super cool por ser alguém completamente desajustada ,mega chapada , de malboro light na mão com pulmões arrebentados.E daí se ela não quer ir pra reabilitação... e daí?? Quando ela tiver cirrose hepática ela vai fazer uma musica sobre também? Nada contra se divertir e fazer o que dá na telha mas eu não tenho saco pra ouvir sobre quantos vômitos ela deu depois de beber todas e o quanto se sente infeliz sendo rica e moderna.
Arrancando cabelos já mas ai entram as artistas completas ,tenores, instrumentistas e arranjadoras natas , alem de serem super lindas, cantarem e dançarem , The pussycat dolls que eu acho uma das maiores vergonhas do mundo da musica.Veja bem, elas jogam cabelos pra lá e pra cá ,enquanto dançam caminham, tudo ao mesmo tempo, e de repente estão se esfregando no capo de algum carro numa avenida movimentada enquanto todo o tráfego para olhando pra elas,daí ela,a principal com a melhor voz e contrato mais longo na gravadora quase deixa a marca da bunda no para –brisa de alguém que se fosse eu ia mandar prender,cantando coisas do tipo “Eles te chamam de sexyE você não se importa com o que eles dizem ..tadinhas.. elas não se importam não.
Agora eu entendo e não posso nem me queixar pela antipatia, boca suja e tanta encrenca que Oasis faz porque eles sabem do que se passa , por isso se gabam tanto e se acham os melhores do mundo mesmo.
Depois vem a Ferguie que começou muito bem obrigada mas que agora virou mais uma que pretendia ser Pink e acabou por Cristina Aguilera.
É claro que existem aqueles artistas/músicos que são altamente pop’s e lucrativos mas que a gente adora, porque sempre tem alguma musica que a gente se identifica,alguma dor de cotovelo ou algo do tipo.
Mas a grande maioria deveria ter vergonha dos clipes que fazem porque é comprovadamente notado que é possível produzirem clipes de assuntos quaisquer de boa qualidade, história inteligente e esclarecedora ou não, sem sentido algum e cheio de banalidades mas sem esquartejar nossos ouvidos, olhos e mente ou fazer a gente ter vergonha de ser humano.
E é com isso que eu rebolo e danço estranhamente.Chicletinho na boca pra disfarçar a timidez , perfeita divisão de vozes mais sapateado desengonçado."
Fonte: FAITH__ENOUGH
Fernanda Macedo.

Sistema cardiovascular e afetivo.



(foto:CNRI / SCIENCE PHOTO LIBRARY)

"Ninguém entende ao certo como funciona. No mesmo instante em que se está vivo ele pode receber uma grande descarga e parar de funcionar, ao passo que quando ele parar de funcionar pode também receber certa descarga de energia e miraculosamente voltar a vida. No mesmo instante em que se está feliz e de bem com a vida algo que se escuta ou se vê faz toda essa alegria e contentamento escoar pelo cano...uma espécie de sístole e diástole sentimentais.
É um músculo oco ,as trabalha com perfeição e dita todo o funcionamento do corpo, desde as principais funções até as mais secundárias que estão ligadas a ele. Até aí é obvio mas não se sabe qual a relação que ele tem com o que sentimos, com o que pensamos e com os impulsos amorosos.
Existem alguns fatores e sentimentos que aumentam a frequência cardíaca: Queda da pressão arterial, inspiração, excitação, raiva, dor, redução da disponibilidade de oxigênio para as células do organismo, exercício, adrenalina, febre. E outros que diminuem: Aumento da pressão arterial, expiração, tristeza.
Mas a explicação de que forma o coração parece vibrar ou desmoronar quando se vê alguém não existe, a rapidez com que ele acelera os batimentos quando é correspondido, a coagulação da espera, a dor da traição ou esquecimento, a estupidez e humilhação ou coragem de se esquecer tudo e começar do zero isso não se explica.
Átrios e ventrículos não são tão complexos se comparados a esses sentimentos que nem o próprio Deus se atreve muito a ditar regras e traçar um plano certo e impecável. As vezes acontece pela muita convivência, pela muita afinidade, pela falta de opções mas acaba se tornando a coisa mais bonita constante e duradoura da vida daquelas pessoas. Outras vezes acontece sem que nunca tenham se visto antes, sem muito porque, sem muita razão, algumas pessoas o constroem sozinhas e demoram a perceber que não se pode sozinho, mas a vida acaba por reservar a essas pessoas a chance de amarem e receberem de volta. Lançar o pão sobre as águas e esperar que um dia possa recolhe-lo.
Aquela necessidade de fazer bem ao outro mesmo quando lhe é feito o mal, quando o egoísmo diminui, quando se abre mão dos direitos, quando resiste ao tempo, a distância e as falhas. Aquilo que traz paz, tira a paz, que te faz tomar medidas extremas, aparecer lugares sem convite, dizer sem ser perguntado, ligar sem saber porque, escrever sem assuto, se expor e perder o pensamento racional, coisas que qualquer marca-passo desconhece.
Fica ai então o diagnóstico (ou a falta dele) e o eletrocardiograma. Não há controle, não há poder, não há medicina nem ciência filosófica que explique e não se sabe ao certo se são todos que tem a sorte de sentir algo assim. E isso não é uma narrativa sem sentido."
Fonte: Recanto das Letras / PHER
Fernanda Macedo

E depois dizem que atrocidades não se repetem.

(foto:Theo Heimann / AFP)

Manifestação neonazista termina com 40 detenções em Berlim.

Cerca de 700 pessoas participaram de passeata.Grupo de esquerda tentou barrar manifestantes e houve confronto.
Pelo menos 40 pessoas foram detidas hoje durante uma manifestação da extrema direita realizada em Berlim, informaram fontes policiais.

Entre os detidos estão também neonazistas e radicais de extrema esquerda, integrantes de uma contramarcha que tentou barrar a primeira manifestação.

Cerca de 700 neonazistas reivindicaram hoje em Berlim um "centro juvenil nacional", cercados por um dispositivo policial composto por 1.600 agentes.

Os manifestantes de esquerda tentaram deter o protesto neonazista e foram dispersados pela Polícia, que deteve alguns dos participantes.Quando o protesto passou pelo distrito de Pankow, aconteceu um enfrentamento entre ambas as concentrações com o lançamento de objetos, o que obrigou os agentes a intervir e fazer várias detenções.

Segundo a Polícia, alguns dos presentes ficaram levemente feridos durante o enfrentamento.
fonte: G1