sábado, 29 de novembro de 2008

Eu tenho medo.


Esperando a maré da repercussão das eleições americanas, cá estou para dar um pitaco na escolha dos irmãos do norte. Bom, a figura de Obama pouco lembra a do nosso querido presidente Lula, até porque, Obama sempre teve grana e estudo, coisa que faltou ao Silva daqui. Mas podemos notar uma semelhança, os americanos também tiveram a oportunidade de mudar o destino do seu país em eleições passadas, um exemplo lógico é o bom homem chamado Al Gore. Assim como na fatídica eleição decidida pela Globo, onde o Collor se elegeu deixando a verdadeira esperança do povo no poder, através do então revolucionário petista Lula.
Obama vem com status de super herói e começa a ter sua imagem vinculada ao mito de ser o mandante do mundo, porque como a nação mais poderosa do planeta, seu trabalho é sentar numa cadeira confortável e apertar detonadores nucleares (assim como afundar economias mundo afora). Não, eu não tenho implicância com o pobre coitado, só tenho medo do que possa acontecer num futuro bem próximo.
A comparação inevitável com Mather Luther King é que me irrita. Até porque, o reverendo jamais poderia imaginar, que sua luta um dia pudesse chegar a posse da Casa Branca. Sim, naquela época, Luther King sonhava apenas com o direito de negros e brancos darem as mãos sem a retarguada do ódio e preconceito racial. As razões e ideologias polítcas não refletem o caráter e a luta de quem no passado, pagou com a própria morte tamanha devoção, de uma luta que hoje culminou no cargo mais importante da Terra.
Se você pegar qualquer livro de história, verá que o reverendo pregava a luta contra o ódio usando o amor. Em várias ocasiões, negros eram insultados com palavras e cuspes e mesmo assim não revidavam, e foi aí que tudo deu sentido, porque alguns começaram a morrer, e o próprio movimento balançou, tentando usar a retórica da mesma moeda. Mas como a sabedoria vem do alto, Mather Luther King manteve a sua constância e disse não a violência.
Pode ser loucura da minha cabeça, afinal esta nação possue muitos inimigos e na gestão turbulenta do texano Bush (o filho) a imagem americana queimou bonito! Mas a visão de que Obama será a solução dos problemas, é algo controvertido e sem razão. Primeiro, porque o mesmo tem em suas mãos guerras em pleno andamento, segundo que ele ainda tem que caçar o seu xará o Osama (por ego e honra), terceiro é que o congresso americano adora votar a favor de uma guerra, em quarto lugar vem a razão da crise mundial, até porque quase todos os países do mundo tem negócio com os americanos, e por aí vai. (estou com sono e esquecendo os principais argumentos)
Para justificar o meu medo e ser mais um do contra, tenho medo dele não ser o que todo mundo espera que ela seja. Assim como iniciei o papo logo ali em cima, o Lula de 1989 era a salvação do nosso país, não que hoje ele não seja um bom presidente, mas... foi o mesmo, chegar a Brasília, e continuar o que os demais sempre fizeram, governar para a minoria! E no país de primeiro mundo as coisas nem são tão diferentes, se o Obama for governar para quem bancou a sua campanha, o que veremos em alguns anos, será o aumento dos guetos e dos inimigos. Seu cargo é de mediador e pacificador global, cabe a ele, usar os principios daquele que tanto insistem em compara-lo.
Sem mais, estou cansado e impaciente!

Música que liberta!

Então, quando tinha 15 anos começava a curtir uma vertente do rock chamada "new metal", onde enquadravam uma banda desconhecida para mim, seu nome Payable On Death (mais conhecida pelas suas iniciais P.O.D- com tradução livre para pagável na morte). Lembro que um detalhe fez toda a diferença, um amigo informava apontando para a capa do cd "eles são de Deus, veja só, não tem advertência". Ele se referia a tarja "Parental Advisory" que indica e classifica materiais musicais com conteúdos inapropriados para menores no USA.

Realmente, o P.O.D era uma banda diferente, até mesmo pelo seu estilo, uma hora com pitadas de reggae, outra com rap, sem contar no hard core sempre presente! Uma mistura com letras que falam de amor, vida, família e fé, tornava esta banda especial. E foi assim que tudo começou.

Descobri que o P.O.D enfrentava a resistência de cristãos fanáticos e radicais e ao mesmo tempo eram idolatrados por cristãos um pouco mais esclarecidos. De fato, a banda aborda como ninguém cernes do evangelho travando um questionamento, através de mensagens diretas a quem esteja disposto ouvir. O lado conservador da igreja, detonava a banda, por sua simbologia e simultâneamente os de fora da igreja se apegavam na certeza de curtir uma música de qualidade sem rótulos.

No USA, a banda é bem sucedida já teve participação em 5 trilhas sonoras, entre elas no filme Matrix. Já tocou nos maiores festivais como Ozzy Fest e Rock Am Ring. Tendo inclusive tocado na famosa virada de ano da Time Square (NY) junto com os maiores artístas da terra do tio sam!

E em 2008, eles por sorte iniciaram sua primeria turnê na América do Sul, a banda que chegou ao sucesso por volta de 1998/99, tendo seu auge em 2001/o2. Demorou quase uma década para estrelar em palcos brasileiros. Numa agenda de 5 shows, o P.O.D mostrou que estava com sede de passar sua mensagem. Sorte das capitais que tiverem o privilégio de receber um show disputado por fãs de todo o território nacional.

Ter a sorte de assistir um show perfeito não é para qualquer um não! E a honra, sinceramente foi minha...hahaha Sonny, Traa, Marcos e Wuv detonaram clássicos como "southtown", "alive", "youth the nation" e "satellite", num repertório escolhido a dedo, para um público que ainda não tinha assistido a performace ao vivo da banda! Vale destacar que o cd novo, que já é considerado um dos melhores da banda, não foi esquecido e hits como "addicted" e principalmente "shine with me" (música que me persegue!) embalaram a pequena (mas fiel) massa que cantou do inicio ao fim.

O que vi no palco não foi música gospel, nem propaganda religiosa. Vi afeto, respeito e admiração por parte do grupo em relação ao público. Um amor que transcede entendimento, a humildade da banda é extremamente notória. Eles fizeram o show como se fosse o último de sua carreira, o suficiente para que o comportamente traduzisse a mensagem! Vocês me entendem? Inclusive, algo que passou desapercebido por muitos, mas o Sonny chega em determinado ponto do show e chama o público de "família", uma intimidade pronta para selar a fidelidade de quem realmente aclama o trabalho dos caras.

Um show que merece ser repetido em outras turnês por aqui!

O mais legal foi a coexistência da galera, religiosos e não religiosos juntos curtindo o mesmo som, sem rotular, sem julgar...

Muita emoção para quem foi...!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Slash, Duff, Matt e cia...morram de inveja !!!


Chinese Democracy já gostamos de você!

Desde 1994 sem lançar um cd inédito, o Guns N´Roses liderado através de seu ícone principal, Axl Rose, parece ter encontrado um caminho para que o então aguardado álbum Chinese Democracy, pudesse realmente sair da imaginação de seus fãs.

Foram vários anos e várias datas marcadas. O álbum recebeu ínumeras chacotas e críticas antes mesmo de sair dos estúdios. E para o delirio de todos, dia 23 de novembro a Best Buy, começa vender exclusivamente o Chinese Democracy.

O primeiro contato com as canções da nova formação do Guns N´Roses, foi no Rock In Rio 3, onde mais de 180 mil pessoas presenciariam um momento épico na cidade do rock, no Rio de Janeiro. Axl Rose, no peito e na raça, travou uma luta ao longo dos anos, contra os antigos integrantes e até mesmo a gravadora. Que por sua vez, cancelou o lançamento deste material em algumas ocasiões, o que deixou muita gente frustrada.

Agora, é aguardar estas semanas que restam para curtir o mito que Axl produziu por mais de uma década. O Guns N´Roses, que já foi uma das bandas mais influentes do cenário mundial do rock, pode novamente fazer história lançando um álbum extremamente "lucrativo" e com a cara e rebeldia que merece.