quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O natal de cada dia nos dai hoje!

Um jovem casal foge de uma sentença imposta pelo governo, onde seu primogênito filho seria sumariamente sacrificado. E a peregrinação se arrasta de uma cidade para outra. Vários sonhos e planos entalados na garganta os acompanharam. Mas a vontade de fazer a coisa certa e sobreviver, marcariam de vez a história da humanidade.

Imagine que acordar no âmago da madrugada com a visita inesperada de um ser angelical pronunciando um fato incomum e surreal, seja algo bastante assustador. Mas foi assim que ocorreu. A jovem escolhida entre milhares, estava destinada a ser portadora do ser mais ilustre que já existiu.

As circunstâncias da gravidez são as mais absurdas, e mesmo que fosse tão real e verdadeiro para os dois. O relacionamento deles jamais poderia prever que misteriosamente e milagrosamente, seriam os escolhidos de uma profecia sobrenatural. Mas sobrenatural mesmo, foram as circunstâncias, ela tão jovem, tão imatura. Ele tão trabalhador e ambicioso com o futuro enlace matrimonial...

A sociedade sempre foi a mesma e naqueles dias não era novidade que tenham levantado falso testemunho e intrigas a respeito da moça. A virgem que estava grávida sem estar casada! E para o desconcerto de muitos, grávida, sem ter tido uma relação íntima sequer com o seu noivo cortejado.

O noivo já selado pela tradição como marido, também sofreu ao saber de tudo que estava acontecendo. Mas ele também foi visitado por um funcionário divino, tendo uma reflexão da mais pura verdade que estava para acontecer. E foi assim que aconteceu.

O casal procura por abrigo para pernoitar. O relento não seria nada glorioso para o pequeno príncipe que estava prestes a nascer. O extravagante, o luxuoso e até mesmo o confortável não seriam totalmente necessários, afinal eles precisavam de um simples teto para pernoitar. E o máximo que arrumaram foi um estábulo.

Um recenseamento congestionou a cidade tendo todos os estabelecimentos ocupados. E o estábulo seria a “suíte real” mais importante da história, sem falar da manjedoura que jamais existirá em qualquer hotel 5 estrelas dos países mais desenvolvidos.

O parto foi testemunhado por alguns animais e a festa estava pronta. Alguns convidados trouxeram presentes, outros chegaram cantando “Glória a Deus nas alturas e, na Terra, paz e boa vontade entre os homens”. A dádiva da vida e o esplendor do nascimento estavam consumados. Aquela criança da manjedoura era considerada o messias, o salvador dos povos, das tribos e de todas as raças. A reconciliação do Criador com a criatura.
Este não é um conto de fadas, não é um poema. Mas um relato emocionante de um nascimento. Uma criança veio ao mundo, sendo Deus e sendo Homem, e desde o ventre de sua mãe, já estava estabelecido como o salvador. Aquele que mudaria a história...

È uma pena que este acontecimento seja apenas lembrando por uma data no calendário. A narrativa por mais que curta, nos mostra algumas coisas como sofrimento, perseguição, soberania e milagre. E é miseravelmente lembrada apenas por uma pequena data equivalente a 24 horas de um dia. Se já não bastasse, a mesma data ainda é dividida com o nosso anseio de consumo e momento de glutonaria.

O dia 25 de dezembro não é apenas a data do messias, e sim do papai noel a vários séculos. Aquele bom velinho que presenteia as crianças, que realiza alguns sonhos e consequentemente faz boas ações. Religiosos lutam todos os anos contra o papai noel e a cultura do natal, dizendo que são os verdadeiros opositores ao nascimento de Jesus. Mas se ao menos, pudéssemos ter o empenho da humanidade durante o ano, como temos nesta pequena data, já teríamos menos problemas. Porque o nascimento de Cristo, é algo diário sua história se repete a cada dia. E mesmo não tendo uma data específica para selar coeretemente sua vinda ao mundo, temos por meio da consciência a necessidade de descobrirmos-o diáriamente.

O messias que nasceu, nasce até hoje para diversas pessoas, e a sua história jamais estará entrelaçada com a de um velho senhor simpático, de barbas brancas, barriga farta, trajes vermelhos e brinquedos. Aquela criança que nasceu é a maior prova de que o natal é muito mais que um fato a ser lembrado, este acontecimento é para ser celebrado por toda a eternidade. Pois quando agradecemos a Cristo por ter se sacrificado num madeiro por nós, estamos automaticamente agradecendo por ele ter vindo ao mundo.

Que o natal seja um acontecimento diário nas nossas vidas...

"Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o principado está sobre os Seus ombros, e se chamará o Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 9:6

Sole Deo Gloria,
David Azevedo

Nenhum comentário: