sexta-feira, 26 de setembro de 2008

YOU TOO


E passou tão rápido, quando quatro adolescentes de Dublin resolveram montar uma banda. Jamais poderiam imaginar o sucesso que seria. Há quem diga, que o U2, é uma banda global pelo enorme sucesso. Também existe gente dizendo que estes irlandeses podem ser considerados como a maior banda de rock de todos os tempos!
A capacidade do U2 em emocionar seus fãs vai extrapolando todas as barreiras, e cada dia que passa, mais adeptos a esta religião surgem prontos para numa corrente mudar o mundo. Desde cedo, no início da banda, o U2 vem sendo uma banda diferenciada, com uma proposta sonora simples e objetiva e com uma composição, um tanto, fora dos padrões. Sem levantar polêmicas, estes rockeiros semeiam o bem por onde passam.
Falando em bandeiras, a música não limitou este grupo, que sem medo ou pudor, vem desbancando os "proprietários do mundo", cobrando o perdão das dívidas dos países mais pobres. Assim como a árdua luta contra a fome, e também pela qualidade de vida das crianças de todo o mundo. Fora a propaganda contra a guerra, onde a paz é estimulada e a convicção de que a violência só gera violência , é proposta a cada um que esteja num de seus shows. O U2 também tem uma crítica afiada, ao que a mídia do entretenimento tem a oferecer, e eles servem como uma luz na escuridão, para dar uma nova oportunidade de visão, aos cegos desta era.
O envolvimento com a religião, a posição política definida e todo o engajamento por justiça social, através de ações humanitárias, tornam o U2 a grande banda deste novo século. Os temas decorrentes de suas vivências, as vezes dificultadas por tanta intolerância religiosa, de seu país de origem, serviu como grande influência para que em suas letras isso pudesse se tornar música, externando uma oposição viceral ao ódio e preconceito.
O U2 também tem em suas letras, fatos marcados pelo amor, seja na perda de um familiar, ou simplesmente em um amor não bem sucedido. Podemos observar, que o comportamento fora dos palcos é extremamente diferente. Não há envolvimento com drogas, não há escândalos com prostitutas ou problemas com a polícia. Isso tudo confirma não uma projeção de perfeição, mas de um caráter um tanto incomum nos dias de hoje.
Larry, Adam, Edge e Bono estão completando neste mês de setembro 32 anos de banda. Eles gravaram diversos álbuns, fizeram várias turnês, gravaram alguns dvds. E até hoje continuam produzindo músicas novas. O que esperar de uma banda que vem sempre inovando e surpreendendo a todos?
Seus diversos hits vão ecoar nas vozes de milhares de fãs pelo planeta. Pela sinceridade e honestidade contida em cada verso. Mas a sua mensagem central, esta sim, estará transformando vidas e contagiando amor para quem quiser e estiver disposto.
O U2 seria como exemplo de uma igreja intinerante, onde o cerne da cruz, pode não ser pregado através de palavras, mas sim, de atos...
---------------------
David Azevedo

4 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito do U2,nem tanto pelas musicas,mas pela atitude da banda.

Anônimo disse...

você e o fanatismo pelo U2, eles estão ficando velinhos.

Anônimo disse...

=D

Anônimo disse...

32 anos de banda? quanto tempo... o estilo de vida deles e o testemunho os dão garra p continuar..

bjux