sábado, 29 de novembro de 2008

Eu tenho medo.


Esperando a maré da repercussão das eleições americanas, cá estou para dar um pitaco na escolha dos irmãos do norte. Bom, a figura de Obama pouco lembra a do nosso querido presidente Lula, até porque, Obama sempre teve grana e estudo, coisa que faltou ao Silva daqui. Mas podemos notar uma semelhança, os americanos também tiveram a oportunidade de mudar o destino do seu país em eleições passadas, um exemplo lógico é o bom homem chamado Al Gore. Assim como na fatídica eleição decidida pela Globo, onde o Collor se elegeu deixando a verdadeira esperança do povo no poder, através do então revolucionário petista Lula.
Obama vem com status de super herói e começa a ter sua imagem vinculada ao mito de ser o mandante do mundo, porque como a nação mais poderosa do planeta, seu trabalho é sentar numa cadeira confortável e apertar detonadores nucleares (assim como afundar economias mundo afora). Não, eu não tenho implicância com o pobre coitado, só tenho medo do que possa acontecer num futuro bem próximo.
A comparação inevitável com Mather Luther King é que me irrita. Até porque, o reverendo jamais poderia imaginar, que sua luta um dia pudesse chegar a posse da Casa Branca. Sim, naquela época, Luther King sonhava apenas com o direito de negros e brancos darem as mãos sem a retarguada do ódio e preconceito racial. As razões e ideologias polítcas não refletem o caráter e a luta de quem no passado, pagou com a própria morte tamanha devoção, de uma luta que hoje culminou no cargo mais importante da Terra.
Se você pegar qualquer livro de história, verá que o reverendo pregava a luta contra o ódio usando o amor. Em várias ocasiões, negros eram insultados com palavras e cuspes e mesmo assim não revidavam, e foi aí que tudo deu sentido, porque alguns começaram a morrer, e o próprio movimento balançou, tentando usar a retórica da mesma moeda. Mas como a sabedoria vem do alto, Mather Luther King manteve a sua constância e disse não a violência.
Pode ser loucura da minha cabeça, afinal esta nação possue muitos inimigos e na gestão turbulenta do texano Bush (o filho) a imagem americana queimou bonito! Mas a visão de que Obama será a solução dos problemas, é algo controvertido e sem razão. Primeiro, porque o mesmo tem em suas mãos guerras em pleno andamento, segundo que ele ainda tem que caçar o seu xará o Osama (por ego e honra), terceiro é que o congresso americano adora votar a favor de uma guerra, em quarto lugar vem a razão da crise mundial, até porque quase todos os países do mundo tem negócio com os americanos, e por aí vai. (estou com sono e esquecendo os principais argumentos)
Para justificar o meu medo e ser mais um do contra, tenho medo dele não ser o que todo mundo espera que ela seja. Assim como iniciei o papo logo ali em cima, o Lula de 1989 era a salvação do nosso país, não que hoje ele não seja um bom presidente, mas... foi o mesmo, chegar a Brasília, e continuar o que os demais sempre fizeram, governar para a minoria! E no país de primeiro mundo as coisas nem são tão diferentes, se o Obama for governar para quem bancou a sua campanha, o que veremos em alguns anos, será o aumento dos guetos e dos inimigos. Seu cargo é de mediador e pacificador global, cabe a ele, usar os principios daquele que tanto insistem em compara-lo.
Sem mais, estou cansado e impaciente!

6 comentários:

rodrigocherene disse...

o OBAMA é mais HUSSEIN do que INÁCIO da SILVA.


rsrsrsrsrs


paz

Pr. Ciro Freitas disse...

Fala querido! Mto bom seu blog!!!
Irei te adicionar tbm...manteremos contato por aqui.

Paz.
Abração

Anônimo disse...

constatei certa veracidade no seu texto!

ઇ‍ઉ hominum confusione et Dei providentia ઇ‍ઉ disse...

gosto do Obama..por sua historia de vida e o que sua chegada a casa branca representa...mas nao gosto dos rotulos que lhe deram!
Alguns atribuem a Obama uma especie de messianismo,a outra ala mais conservadora o 'satanizam'.
Sinceramente,nao acho que ele é nem o anticristo muito menos o messias...o que vejo é a carencia do nosso mundo do verdadeiro amor de DEUS, personificado na pessoa de JESUS Cristo. Este sim é a ESPERANÇA!

Anônimo disse...

eu esto impressionada por ter um negro no poder americano mas isso é só! n acho q ele vai salvar o mundo não pq isso vai ficar p o dia q Jesus vier me buscar...

rs

+ os EUS fala por si só. pode ter uma freira lá se ela n for pelo caminho do poder americano ela está lascada...

beijokas

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

te ler é muito bom, acabamos compreendendo outras leituras!
Incrível!