domingo, 7 de dezembro de 2008

Chinese Democracy, parte um!



Desde 1991 sem lançar um álbum com canções inéditas, Axl Rose agora com novos músicos, faz uma releitura da música apresentando ao mundo o seu mais novo (e velho) trabalho de nome "Chinese Democracy" (já censurado na China).
A década de 80 andava num marásmo de dar dó, pouco se via nos backstages do rock. Bandas consagradas da década anterior se deterioravam em drogas e torram o dinheiro, enquanto um espaço para a uma vertente mais alternativa ia surgindo como saída de escape. Nesse cenário decadente, o hard-rock teria um suspiro, que talvez tenha sido, o seu grande ápice.
De contrato assinado com a Geffen Records, uma banda suja e das ruas de L.A estaria a um passo de entrara para o seleto hall das grandes bandas da história do rock mundial.
O primeiro trabalho nomeado de "Apetitte For Destruction" já indicava a que vinha a banda californiana. Axl, Slash, Izzy, Duff e Steven formavam o quinteto mais problemático e talentoso que já existiu na América do Norte. Hits como:"sweet child o mine" , "welcome to the jungle" e "paradise city" ocuparam todas as paradas de sucesso mundo a fora. A combinação de um rock sujo, com a maestria de uma banda incrívelmente criativa e com vocais rasgados e muita atitude. Coloram o grupo em todas as manchetes dos jornais na época, não só pela música, mas por toda a ideologia que o rock carrega.
Drogas, shows cancelados, bebedeiras, brigas com a imprensa, agressões, processos, multidões enlouquecidas, longas turnês. Sim, o Guns N´Roses sempre teve um histórico comparado a um coquetel molotov, pronto para explodir. E realmente explodiu, no mesmo ano de "Apetitte" eles lançariam um álbum sem compromisso com o título de "Lies", onde a música "patience" colocaria junto com o "Apetitte" em primeiro e segundo lugar na Bilbord (isto no mesmo ano).
Em 1990, na primeira visita a América do Sul. O Guns estava sem tocar num show a um ano aproximadamente, devido aos seus excessos, que promoveram a saída do baterista Steven Adler, parece o seu lugar foi recrutrado Matt Sorum, e houve espaço para um tecladista, Dizzy Read (que acompanha Axl até hoje). O cenário era o Rock In Rio 2, no maracanã em duas noites de ingressos esgotados, Axl e seus companheiros, se apresentaram em duas noites épicas, tocando para mais de 100 mil pessoas, o Guns começava a traçar o caminho dos incríveis números tornando-se uma lenda viva.
Um ano após o passeio pelo Brasil, saía oficialmente um álbum duplo "Use Your Illusion 1 e 2". Que teve recordes de venda em quase todos os países, mais uma vez, dois álbuns faziam o burburinho da cena musical. Neste momento, o maior trono da música, pertencia ao problemático e surpreendente Guns N´Roses. Nesse meio tempo, saía o guitarrista Izzy e entrava Gilby Clark.
Foram quase 3 anos de turnê com esse disco, até que em 1994 a banda lança um álbum de covers "Spaghetti Incident", um trabalho extremamente questionado por críticos e pelos fãs, mas que mesmo assim, teve números interessantes.
Depois de 1994 pouca coisa aconteceu, a banda entrou em férias e parece não ter mais voltado. Problemas internos colaboraram com a dissolução de todo o grupo, chegando até mesmo aos membros fundadores, devido a diferenças musicais. Esse é o preço a se pagar, quando na mesma banda existem a química perfeita, porém explosiva. Após alguns anos de batalhas judiciais, Axl Rose, comprou a marca do Guns e transformou aquilo que ninguém acreditava na sua banda.
Em 1998, a gravadora resolve lançar um disco duplo de várias performaces ao vivo, com o nome de "Live Era". O material continha os principais triunfos dos curtos anos de carreira. Na época, alguns ousaram em dizer que era uma forma de homenagear e reviver o curto e meteórico momento em que o rock fez parte da vida de milhares de pessoas espalhadas ao redor do mundo. Méritos de um dos melhores front-mens e guitarristas que já existiram (e vale lembrar, na mesma banda). Um ano depois, Axl apresenta ao mundo o que seria o novo Guns N´Roses, através de uma música para um filme. A partir daí, surge a saga do Chinese Democracy.
Inúmeras vezes adiados, várias vezes chacoteado, motivo de histeria e matéria jornalística. Axl depois de ficar um longe período recluso, onde não haviam fotos e nem entrevistas, surge para uma platéia de mais de 180 mil pessoas no Rock In Rio 3. Naquele momento, todos comprovaram que o ícone mais influente do início da década de 90, tinha mudado de ares. Com novos músicos e com algumas inéditas (que poderiam ou não pertencer a Chinese Democracy), foram executadas para testemunhas do ressurgimento ou ressurreição (como queiram), do grande símbolo do hard-rock.
Sem os seus companheiros antigos, Axl Rose, teve muito trabalho para arrumar a casa e deixar um som agradável e de qualidade. Mas as datas e shows cresciam por todos os lados. Agora todos esperavam por um cd, um cd de músicas que refletiriam todos os anos de sumiço e ausência do próprio Axl, que tinha deixado uma legião de órfãos, fãs incodicionais do Guns N´Roses.
-------------------continua--------------------------

Nenhum comentário: