quarta-feira, 1 de abril de 2009

Igby Goes Down!



A Estranha Família de Igby(Igby Goes Down, EUA, 2002)
É uma pena que poucos tenham visto lá fora este filme, que ficou esquecido nas premiações e chega com pouco prestigio e marketing. Mas é uma fita inteligente, esplendidamente interpretada, divertida, safada mas também trágica e difícil. Feito por um diretor novo que eu desconhecia, o filmeconta a história de um rico e rebelde adolescente nova-iroquino de 17 anos (interpretado pelo ótimo irmão de Macaulay Culkin, Kieran, que convence inteiramente).
Igby tem um pai doente internado num sanatório de loucos (Bill Pullman), um irmão mais velho de quem não gosta (Ryan Philippe, que continua falando com uma batata quente na boca) e uma mãe neurótica e obsessiva (Susan Sarandon, maravilhosa como sempre). Na primeira cena, por sinal, a gente já vê os dois irmãos matando a mãe, o que dá para imaginar o que vem depois. O fato é que o ótimo elenco está em superforma, o que inclui Jeff Goldblum (como um milionário sem escrúpulos que tem um caso com a viciada Amanda Peet), Jared Harris (como um artista gay do Soho que ajuda Igby a se tornar traficante de drogas), Claire Danes (como a namoradinha judia que passa de um irmão para outro).
A princípio a fita me pareceu bizarra, mas aos poucos fui me envolvendo na trama e nas situações, de tal maneira que ao final estava vibrando e até chorei um pouco num grande momento de catarse (trágico, mas sem cair no melodrama de televisão; uma pena não poder dizer do que se trata). Enfim, talvez pela falta de expectativa, curti muito o filme. Tentem lhe dar uma chance. É dos mais instigantes e interessantes do cinema independente americano de 2002.
Por Rubens Ewald Filho.
__________________
Pena eu só ter me deparado com essa maravilhosa crítica só agora, eu já tinha assistido esse filme algumas vezes. E me assustei com tamanha concordância com o Rubens Ewald Filho, também fiz essa leitura (não tão técnica) do filme!!!

Um comentário:

fake disse...

nem sabia que o macaulay culkin tinha irmão, será q doido tb?