terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Cristo Redentor na terceira idade...


Até o mais convícto ateu fica maravilhado com esta obra do século passado. Considerada uma das 7  maravilhas do mundo moderno. O Cristo Redentor está comemorando 80 anos, pois é. O já ancião Redentor, foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, depois de longos 5 anos de obra e espera de toda a população carioca.

Falando em carioca, não dá para negar, que é o grande cartão postal da cidade maravilhosa, e tão pouco do país inteiro. O Cristo Redentor carrega literalmente nas costas grande parte da imagem internacional do Brasil. E é aí que o mundo liga diretamente as imagens do Rio com o Brasil e consequentemente com a América do Sul. Em uma pesquisa da revista América Economia, o Cristo foi eleito com 23,5% dos votos, como maior símbolo da América Latina.

O Rio de Janeiro é o principal ponto turístico por estas terras daqui. Anualmente recebe mais de 45% de todo o turismo estrangeiro no Brasil, além de ser o maior destino turístico do Hemisfério Sul. E tem na figura do Redentor o seu grande apelo. Vale lembrar, que os principais eventos internacionais, contaram com o apelo da imagem fora do país. Desde a Rio Eco 92, à Rio 2016, a Copa do Mundo 2014 e até mesmo o Rock In Rio, sem falar na Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI em 2013, carregam em sua propaganda a imagem do Cristo e do Rio de Janeiro.

Cabo de guerra entre católicos, protestantes e ateus. O Cristo teve a sua ideia concebida muito antes de sua inauguração, em 1859, embora tenha ficado esqecida no tempo. Tendo a sua pedra fundamental inaugurada em abril de 1922. A obra é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. E é considerada um dos grandes marcos da engenharia civil brasileira.

Há quem diga, que quem segura as rédeas do Rio, é o Cristo! E eu, desconfio de que seja verdade...

Programação

11/10 - Vigília a partir das 22h, no Santuário do Cristo. Das 22h às 6h do dia 12.
Presença de 80 jovens  da pastoral da juventude da Igreja Católica que foram à Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento 16. Eles vão passar a noite em oração pedindo paz, amor ao Cristo

12/10 - Eventos no Cristo, a partir das 8h.
às 8h- Benção do Padre Omar aos visitantes
às 9h30, esquadrilha da fumaça
10h- santa missa com D. Orani
11h30 - angelus solene - Oração que o papa faz toda quarta-feira lá no Vaticano
11h40 - inauguração dos bustos do Dom Sebastião Leme e Heitor da Silva Costa
12h15- Banda marcial Dragões Iguaçuanos,
12h30 - bolo comemorativo dos 80 anos do cristo

 Show da Paz – Aterro do Flamengo18h às 22h – A produção pede que o público compareça ao show vestido de branco e leve celulares e isqueiros, para serem acendidos durante a celebração. O registro do show será lançado em DVD e CD. No repertório estão as canções Ave-Maria, Jesus Cristo, Samba de Verão, entre outras composições.Estão confirmadas as presenças de Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BossaCucaNova, Buchecha & DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes & Thaís Gulin, DJ Man & Rodrigo Sha, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito & Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Miúcha, Pe. Omar, Roberto Menescal, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho – e ainda as escolas de samba Beija-Flor e Mangueira, a jazzista americana Stacey Kent e um ballet de 20 bailarinos coreografado por Caio Nunes.

Com informações, de: O Dia e Wikipédia
http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/a_multiplicacao_de_cristos_na_terra_198385.html

Foto: Reprodução

Nenhum comentário: