sexta-feira, 6 de junho de 2008

Um cristão na Jamaica?

Bob Marley era adepto da religião Rastafari. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

Em apenas 36 anos de vida, não só colocou sua pequena ilha no mapa, como revolucionou a música, hábitos e comportamentos pelos quatro cantos do mundo.

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafaris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.
Marley também tinha conexões com a seita rastafari "Doze Tribos de Israel", e expressou isso com uma frase bíblica sobre José, filho de Jacó, na capa do álbum Rastaman Vibration
Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer. Motivo? Segundo a religião rasta o corpo é templo sagrado e por isso retirar o câncer (no inicio da doença seria errado). Descobriu muitas coisas semelhantes entre o rasta e o cristianismo e viu que o amor ao seu corpo templo deveria ser de cuidado. Manteve sua agenda de shows, mas se tratar já não adiantava muita coisa. Bob estava se preparando para se encontrar com o seu criador. Mas por causa de muitos fatores entre eles o fato de o rasta, a maconha, e o reggae serem as marcas características de Bob e da Jamaica, decidiram abafar o ocorrido. Pois isso seria ruim para a figura lendária e o turismo jamaicano. Ziggy ainda convertido tenta espalhar o legado de seu pai, ainda com seus ideais e raízes do rasta e do reggae, mas com o entendimento cristão.

http://musicaa.musicblog.com.br/54636/Biografia-Bob-Marley/

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa, eu n sabia disso...

na verdade n sei nada sobre o Bob, nunca curti ele nem as musicas dele..rsrs


beijossssssss