quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Música boa, a resistência!



Arrumando as coisas aqui me deparei com os cds e discos de alguns grupos de música cristã do passado. Na verdade eu sou uma pessoa de sorte, porque é tudo herança da minha mãe, de uma época dela de mocidade. É cada raridade que eu acabo rindo a toa, porque realmente vale ouro!
Vamos lá, é tão difícil você ouvir algo que lá atrás foi o inicio e que hoje não representa nada. A música cristã quando ganhou a conotação de "gospel" simplesmente sucumbiu. Eu não consigo ouvir as músicas de hoje. Primeiro porque rola uma crise de identidade, onde os músicos querem ser adoradores, mas não querem assumir que vivem da música. Tadinhos, são levitas desempregados que vivem das "ofertas" que recebem nos "cultos". Mas a realidade é totalmente diferente, oferta foi um termo diferente achado para substituir o termo "cachê", e show virou culto (o que não se limita a música, mas aos pregadores também).
Lá no passado, grupos como Rebanhão, Vencedores Por Cristo e Hagios faziam música de verdade, com boas composições, e com uma mensagem de reflexão. Por exemplo, o lado mais congregacional do louvor ficava por conta dos Vencedores Por Cristo, eles gravavam aquilo que dava para cantar dentro de uma igreja sem causar transtorno, faziam várias adaptações das passagens bíblicas em música. O Rebanhão, era o grupo mais sensacional no meio dos jovens (inclua a minha mãe), com letras simples (ou não) falava a língua de quem era da igreja e de quem não era, por um tempo se pareceu com Raul Seixas e depois com aquelas bandas oitentistas do pop rock brasileiro. O Hagios era uma versão poética e inteligente da música cristã, suas músicas quando tocavam, literalmente tocavam as pessoas, e muito se converteram ouvindo os versos mais doces e mais inspirados possíveis. E para provar isso, é só dar uma passeio no you tube para comprovar, os comentários mostram isso!
O fato é que hoje não dá mais para ouvir a música gospel, seja pela repetição, seja pela superficialidade das letras, ou pelo aparato desnecessário. Transformaram tudo em entretenimento e acabaram com o passado glorioso e rico do estilo! É lógico, que não podemos exagerar, ainda existem vozes que clamam no deserto, e de vez em quando surge alguém que faz algo diferente ou não segue o mesmo rumo, mas são raríssimas exceções!!!
Eu simplesmente quando ouço esses cds desisto de ouvir as músicas contemporâneas, aliás era uma grande dificuldade que eu tinha na igreja, curtir um tipo de música desproporcional a minha linha de raciocinio. Também nunca consegui lidar o com termo "adorador" com facilidade! Prefiro os profissionais da música mesmo, que não escondem que vivem disso, porque é a única coisa que sabem fazer, e é o "ganha pão" honesto que o sustenta.
Tá, eu sei que estou chato e intolerante, mas eu precisava desabafar aqui. A atrofia mental das pessoas está cada vez pior...
Dá uma olhada nessa letra do Rebanhã (Salas de jantar) :
"As salas de jantar estão vaziasOs quartos coloridos estão desertosA poesia que fala que as flores iam crescerEstão amarrotadas, abandonadas no bolso dos poetasAs notícias dos jornais só falam em morteMorte! Morte! Morte!Mas como já ensinava o velho profeta\"Se a tristeza tentar pegar o seu coração,Pegue a guitarra e cante um rockPra louvar Jesus, Pra louvar Jesus\"

4 comentários:

Unknown disse...

Bonita canção! =)

Mandy Oliiver disse...

Ola, viste meu blog axei o seu muito interesante ... temos varios conteudos espero que goste ....
Temos :
Download
Estrelas
Fotos
Historias
Lendas Urbanas
Meu Pensamento( esse e um marcador com textos inusitados )
Pense ( frases para vc refletir e fazer o mundo um lugar melhor para vc e para quem ta ao seu redo ! )
Pisicologia ID ( essa e a nossa mais nova seçao deixe seu comentario ! )

http://ataqueid.blogspot.com/
Ataque Id Agradeçe a Atença

nos lhe seguimos esperamos que nos siga tb ! =) http://ataqueid.blogspot.com/

Anônimo disse...

é véio tava sem net

Priscila Baima disse...

gostei!! olá,depois de algum tempo que vi seus comentários no seu blog. To meio que "desativando" o meu agora por compromissos,mas gostaria de te pedir alguma ajuda com o manuseio do blog. Não sei mexer nas ótimas ferramentas que o blogspot pode me propor. Espero que tenha retorno. Seu blog é iradissimo! tou lendo umas coisas... beijos