quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Flamengo é Flamengo".

Talvez o grande bordão de todos os tempos... uma frase isolada que pode alavancar uma ação de marketing estrondosa e de grande efeito no futebol nacional. "Flamengo é Flamengo", promete ganhar o vocabulário entre cerca 35 a 40 milhões de brasileiros.

A contratação do Ronaldinho Gaúcho, sem sombra de dúvida, foi a maior já ocorrida no Brasil. Maior que a do Romário, é, o Romário que nos deu o tetra em 1994, era titular absoluto no poderoso Barcelona, quando, decidiu abandonar tudo na Europa, no auge da carreira, para jogar no mais querido do país (Deus é 10 e Romário é 11)!

O Flamengo que ficou abalado pelos acontecimentos recentes, onde depois de conquistar um título nacional que não vencia há 17 anos. Se viu num mar de escândalos policiais (é, rolou morte e tráfico na parada). 

Esta contratação trouxe novamente o orgulho de todo cidadão rubro-negro espalhado pelo país. O Flamengo é uma nação, não é um clube que se limita à uma cidade ou estado (é, to falando do Corinthians mesmo). Seja no nordeste ou no sul, o Flamengo é a maioria. E seria ainda maior, se as grandes mídias não fossem sediadas em São Paulo.

Pois é, companheiros. A mídia fez questão de boicotar a maior contratação de todos os tempos. Fora do Brasil, os jornais hoje trazem em suas capas a euforia do povo carioca. A comemoração que se arrastou por toda a cidade maravilhosa. Foi o grande encontro de um ídolo com os seus fãs!

Ronaldinho Gaúcho, tem a oportunidade de mostrar ao povo brasileiro que ele ainda joga bola. Que não somente vive de sua imagem. Mas que todo o investimento seja apenas em torno, do mito que ele é, dentro de campo (caso contrário a casa vai cair).

Certa vez, ouvi de um comentarista esportivo que a primeira divisão do futebol brasileiro jogava na Europa, aqui só jogavam os jogadores não aproveitados. Então, parece que as coisas começaram a mudar...

Números do Flamengo:

O maior em venda de Pay-per-view (jogos pagos na tv a cabo).
O maior em cotas de transmissões da tv aberta.
O maior em vendas de camisas (em um ano, vendeu mais de 1 milhão).
Tem a sede (do clube) mais valorizada no mercado imobiliário do país.
É a marca mais valiosa e mais conhecida do futebol brasileiro.
É o clube que detém o maior número de modalidades olímpicas no país.

Nenhum comentário: