terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Grande Oriente do Brasil.

Um dos assuntos mais mistificados no meio religioso (cristão) de todos os tempos, com certeza, é a maçonaria (muitos que não fazem a mínima ideia do que seja, irão correr neste exato momento para o google tentar descubrir o que é). 

Considerada por muitos, uma "seita ocultista" com rituais e práticas fora dos preceitos religiosos conservadores. A maçonaria vem ao longo dos últimos 30 anos sofrendo inúmeros e diversos ataques.


É bem verdade, que a esfera cristã (neopentecostal/petencostal) tenha um pouco de dificuldade para entender o que realmente a maçonaria é. Vale lembrar, que históricamente este segmento da sociedade não era (e não é) aberto à qualquer um (longe de mim, questionar os métodos de recrutação da mesma). Porém, aquilo que você não conhece, na maioria das vezes, você não gosta ou não aceita, não é mesmo? Por ser um "clube do bolinha" (discreto), criou-se um mito à cerca do real objetivo da maçonaria.


É bem radical afirmar isso ou aquilo da maçonaria. As pessoas inventam muito e criam ilusões e fantasias, simplesmente por não terem acesso ao que realmente ocorre nas reuniões e eventos promovidos pela mesma. A maçonaria teve papel fundamental em diversos pontos da história recente da civilização humana. E tem vários ilustres membros (ou irmãos, como queiram). Pasmem, no Brasil, a maçonaria ajudou a fundação de diversas igrejas protestantes tradicionais (irônico não?), entre elas: presbetiranas, batistas e metodistas... Não só igrejas, mas escolas, museus e outros movimentos culturais.


Na verdade, o pouco (e desnecessário) conteúdo exposto disonível para leigos, se restrigem a formas de reuniões e a simbologia. Vale ressaltar, que a maçonaria é marcada por símbolos e gestos. Códigos que para a sua história, foram de extrema importância para a sua sobrevivência (e não cabe à mim, ter que explicar isso aqui, confira na wikipédia).


A minha família é cercada por maçons. Nunca tive dificuldade em aceitar ou compreender isso. A primeira lembrança que tenho, é ao lado do meu pai, em um dos jantares que eles chamam de "festa branca". Foras os orifícios da indumentária maçônica que ele deixou conosco. Há um tempo atrás também, arrumando umas coisas na casa da minha avó, encontrei uma carteirinha de uma loja maçônica que meu avô pertecene. E para a minha surpresa, a data era da década de 50 (na casa da minha avó, existem verdadeiras reliquias).


Por que escrever sobre a maçonaria? Mais por desencargo de consciência e para deixar bem claro, que não devemos falar daquilo que não conhecemos. Não é porque ouvimos falar pelos outros (muitas vezes através de falsos testemunhos) que devemos sair acreditando e fazendo disso uma verdade absoluta. Eu aprendi com o "bambambam" René Descartes algo muito interessante, o "discurso do método" (a matemática ao lado da filosofia = nerd sem namorada), vivo aplicando nas aberrações que ouço e vejo por aí. O plano cartesiano não falha!


Salve GADU.

HINO DA MAÇONARIA

Da luz, que si difunde, sagrada filosofia
surgiu no mundo assombrado, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da razão, parte sublime, sacros cultos merecia
altos heróis adoraram, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza vingai direitos, da natureza.
Da razão, suntuoso templo, um grande rei erigia,
foi então instituída, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Nobres inventos não morrem, vencem do tempo a porfia
há de os séculos afrontar, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Humanos sacros direito, que calcará a tirania
Vai ufana restaurando, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da luz deposito augusto, recatando à hipocrisia
Guarda em si com zelo santo, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Cautelosa, esconde e nega, a profana a gente ímpia
Seus mistérios majestosos, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Do mundo o Grande Arquiteto, que o mesmo mundo alumia
Propício protege, ampara, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.

Nenhum comentário: