domingo, 23 de janeiro de 2011

Depois de perseguir agora quer unir!

Roma - Bento XVI disse neste domingo que a divisão dos cristãos é uma "ofensa" a Cristo e após implorar a unidade garantiu que, para ser no mundo atual "sinal e instrumento" de unidade com Deus e os homens.

O Pontífice fez as declarações diante de milhares de fiéis que assistiram na praça de São Pedro do Vaticano à reza do Ângelus, na qual lembrou que a Igreja Católica celebra de 18 de janeiro e até 25 (festividade da Conversão de São Paulo), a semana de rezas pela unidade dos cristãos.

Mais uma vez, o Bispo de Roma implorou a unidade dos cristãos - um dos principais pontos de seu Pontificado - e afirmou que neste domingo "para ser instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens", os cristãos devem basear suas vidas em quatro pontos: escutar a Palavra de Deus, a comunhão fraternal, a Eucaristia e a prece.

Segundo o Papa, só assim, permanecendo unida a Cristo, a Igreja pode cumprir eficazmente sua missão. "Qualquer divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo, o único no qual podemos encontrar-nos unidos, devido à força inesgotável de sua graça", afirmou Bento XVI.

O papa Ratzinger pediu aos cristãos à "plena e visível unidade", e lembrou que em 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo, irá à basílica romana de São Paulo Extramuros para encerrar a semana de rezas para a unidade.

Nestes dias, o Papa expressou seu "vivo pesar" pela impossibilidade de os cristãos compartilharem a mesa eucarística devido à divisão, sinal, segundo disse na última quarta-feira durante a audiência pública no Vaticano, que a unidade "está ainda distante".

Bento XVI manifestou que os cristãos devem de dar um forte testemunho de unidade e de compartilhar diante do homem atual, "muitas vezes sem pontos claros e válidos de referência".

Da mesma forma que seu antecessor, João Paulo II, o papa Ratzinger considera que a separação dos cristãos é uma "vergonha", que tira credibilidade aos seguidores de Cristo na hora de divulgar o Evangelho.

A separação do Oriente e Ocidente ocorreu com a cisma de 1054, com as excomunhões do papa Leão IX e do patriarca Miguel Cerulário.

A separação teve no fundo razões teológicas, como a rejeição dos ortodoxos ao primaz da Igreja Católica Apostólica Romana e a recusa da infalibilidade do Papa.

Os ortodoxos não reconhecem a validade dos sacramentos católicos, ao contrário que a Igreja Católica sim, os admite, desde o Concílio Vaticano II, os da Igreja ortodoxa.

Além disso, os ortodoxos culpam Roma pelo proselitismo e de tentar expandir-se em territórios até agora sob seu controle.

Antes da grande cisma aconteceu outra cisão, a dos cristãos armênios, que viveram em comunhão com Roma até o ano 491, quando abraçaram as teses do monofisismo, segundo a qual Cristo só tinha uma natureza, a divina, e era homem só aparentemente.

O Concílio de Calcedônia de 451 condenou o monofisismo e definiu a dupla natureza de Cristo, humana e divina, unidas substancialmente em uma só pessoa divina.

Os armênios não o reconheceram e assim nasceu a Igreja Armênia, à qual não se pode chamar ortodoxa porque é anterior a cisma de 1054.

Bento XVI considera a unidade dos cristãos um dos eixos de seu pontificado e afirmou estar disposto a dar passos efetivos para alcançá-la.

http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2011/1/bento_xvi_diz_que_divisao_dos_cristaos_ofende_a_cristo_139426.html

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E a Globo, hein?

O que anda acontecendo com a Globo? A emissora carioca (agora, quase paulista) vem passando por uma fase de declínio. Por muitos anos, ostentando o título de maior emissora de tv do país e 4ª do mundo. A Globo vem amargando queda na audiência e perda da "qualidade" em sua programação.

Uma "guerra anunciada", poderia ser a resposta mais exata para justificar a queda do maior monopólio do entretenimento brasileiro. Desde que a família Marinho acenou como oposição à Igreja Universal do Reino de Deus, estava determinado o momento atual.

A artilharia pesada do Bispo Edir Macedo, vem desnorteando cada vez mais a Rede Globo de Televisão. O alto investimento da Rede Record e a perda no mercado de grandes cotas publicitárias, ocasionaram esta guerra, tanto por audiência, quanto por poder (disso a Globo entende muito bem).

Enquanto nos Estados Unidos 4 emissoras brigam por 10 pontos cada. A Globo já conseguiu marcas significativas como mais de 50 pontos e picos de 60 ao longo de sua programação.

Com o maior aparato humano e a maior estrutura física e tecnológica. A emissora, também construiu ao longo dos últimos 30 anos, o maior polo formador de opinião. Mas...como todo império um dia tem seu fim. Estamos testemunhando a queda de mais um gigante.

O Jornal Nacional (telejornal mais assistido no mundo), teve em 2010 a sua pior audiência. A comparação é assustadora, quando observamos que em 2000, o jornal obteve em média 39,2 pontos de audiência. E neste ano que passou o número caiu para 29,8. Vale salientar que o share (índice apenas de tvs ligadas) ficou em 49,3%. Sendo considerado o mais baixo da história do programa!

O que vai mal, pode piorar.

A Record, principal concorrente da Globo. Vem nos últimos anos travando uma verdadeira batalha, além de contratar ex funcionários estratégicos, os seguidores do Bispo, empenham-se em oferecer o mesmo padrão global (vamos copiar!). A construção do REC 9 (o novo Projac) foi um duro golpe para a família Marinho. Lá, se concentram as produções da teledramatúrgia da Record. São fabricadas novelas e minisséries a pleno vapor!

Com a distribuição quase "democrática" de propagandas no mercado publicitário. Hoje podemos ver, gigantes do comércio anunciando em praticamente todos canais. E a Record soube aproveitar abocanhando a segunda colocação em arrecadação, e quando falta, pode chamar o poder "sobrenatural" que ele resolve, é tudo uma questão de fé (é Zé!).

Os investimentos na grade da emissora paulista são cada vez maiores. A Record já se destaca com o jornalismo local de maior abrangência no território nacional (isso porque falta pouco para os âncoras decolarem). O canal Record News, também sofreu um grande investimento no último ano (já tendo quebrado um tabu de ser o primeiro canal só de notícias na tv aberta), em tempo, trazendo muita dor de cabeça aos quase "deuses" globais, acima do bem e do mal.

A programação matinal anda tirando Boninho do sério, que faz da Ana Maria Braga a mais nova comentarista sobre violência na tv brasileira. Parece que o Fala Brasil e o Hoje em Dia, andam desviando a audiência do horário. Quanto aos desenhos da Globo, já foi a época em que dava para assistir. Hoje, todos riem com Todo Mundo Odeia o Chris, ou até mesmo com o infálivel Chaves no SBT (agora acompanhado do Arnold).

Em termos de novela, a Globo continua líder absoluta. Porém, a hegemonia foi ameaçada. A Escrava Isaura fez um reboliço, abrindo caminho para Prova de Amor. Novela que quando atingia a liderança do horário, interrompia a cena para mostrar um comunicado agradecendo a audiência! Hilário.

Essa briga promete ser boa. E nós continuaremos ismuçando tudo...doa a quem doer!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acordo ortográfico mais perto do que nunca.

O que não é novidade para muitos que frequentam aqui (este blog publicou em setembro de 2008 uma matéria na íntegra). O Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa está cada vez mais próximo de valer 100%. Desde que foi aprovado em 2008, o acordo no Brasil estabeleceu um prazo até o fim de 2012, para que todos se adequem à nova ortografia em âmbito oficial.

As mudanças não são drásticas, porém, possuem suas sutilezas e podem levar um pouco de confusão em seu entendimento e função.

O Acordo por ser meramente ortográfico não terá influência na pronúncia das palavras. Então, por exemplo: sequestro, linguiça, e cinquenta, continuam com a mesma pronúncia mesmo com a eliminação do trema. Aliás, o trema, agora só será usado nas palavras estrangeiras e em suas variações.

Outra mudança vem na extinção do acento nos vocábulos terminados em "êem" e "ôo(s)". Entre eles: abençôo, crêem, vêem, dôo, enjôo, perdôo etc. Agora, fica assim: abençoo, creem, veem, doo, enjoo, perdoo.

O acento também desaparecerá nos ditongos abertos "éi" e "ói", só que neste caso, somente nos vocábulos paroxítonos. Se você esqueceu o que é uma palavra paroxítona, não tem problema, é bem fácil. As palavras paroxítonas são aquelas que possuem a penúltima sílaba tônica, exemplo "açúcar, amável, fácil, fórum". Antes da reforma ortográfica, escrevíamos: estréia, geléia, heróico, idéia, jibóia e jóia. Agora, já era! Caiu o acento, fica assim: estreia, geleia, heroico, ideia, jiboia e joia. Fácil fácil!

As mudanças mais complexas ocorrreram no emprego do hífen. Usa-se o hífen quando o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra, como nestes casos: anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, hiper-realista, inter-racional, inter-relação, inter-regional, micro-ondas, micro-ônibus. Quando o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra, não se empregará o hífen: aerospacial, autoafirmação, autoajuda, autoescola, contraindicado, extraescolar, extraoficial, infraestrutura e semiaberto. Quando o prefixo terminar com vogal e a outra palavra começar com "r" ou "s", teremos que dobrar essas letras, dessa forma: contrarrazões (contra + razões), antirracismo, antissocial e autorretrato.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mudaram as estações, nada mudou... será?

E agora, José? Estava lendo as notícias do dia e me deparei com esta matéria bem curiosa (que mostra a minha ociosidade criativa). Trata-se de uma informação de extrema importância para aqueles que curtem o mundo dos signos e etc.

Eu nunca acreditei, mas...confesso que o meu "antigo" signo combinava comigo. Pode até ser parte da "pressão psicológia" que minha mente estaria exposta.

Vamos lá.

Astrônomos do Planetário de Minnesota, nos EUA, afirmam que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês.



A questão opõe astrólogos, que se baseiam na posição dos astros para fazer o horóscopo, e os astrônomos, preocupados com a posição atual de estrelas e planetas.


“Quando [os astrólogos] dizem que o sol está em Peixes, não está realmente em Peixes”, disse Parke Kunkle, um dos integrantes do Minnesota Planetarium Society à revista "Time". O signo astrológico é determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, o que significa que, de acordo com os astrônomos, tudo o que se sabia sobre horóscopo está errado.

 
Ainda de acordo com os o grupo de astrônomos, um 13º signo deveria fazer parte da astrologia, que teria imprecisões desde o seu início. A explicação é que, na Antiga Babilônia, apenas 12 das 13 constelações foram levadas em conta, ignorando Serpentário, que tem como símbolo a cobra.

 
De acordo com os astrônomos de Minnesota, esta é o período correto que identificaria cada signo:

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/movimento-da-terra-mudou-signos-do-zodiaco-dizem-astronomos.html

Agora é que são elas!!!



Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro


Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março

Peixes: de 11 de março a 18 de abril

Áries: de 18 de abril a 13 de maio

Touro: de 13 de maio a 21 de junho

Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho

Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto

Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro

Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro

Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro

Escorpião: de 23 a 29 de novembro

Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro

Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro

Fonte:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Flamengo é Flamengo".

Talvez o grande bordão de todos os tempos... uma frase isolada que pode alavancar uma ação de marketing estrondosa e de grande efeito no futebol nacional. "Flamengo é Flamengo", promete ganhar o vocabulário entre cerca 35 a 40 milhões de brasileiros.

A contratação do Ronaldinho Gaúcho, sem sombra de dúvida, foi a maior já ocorrida no Brasil. Maior que a do Romário, é, o Romário que nos deu o tetra em 1994, era titular absoluto no poderoso Barcelona, quando, decidiu abandonar tudo na Europa, no auge da carreira, para jogar no mais querido do país (Deus é 10 e Romário é 11)!

O Flamengo que ficou abalado pelos acontecimentos recentes, onde depois de conquistar um título nacional que não vencia há 17 anos. Se viu num mar de escândalos policiais (é, rolou morte e tráfico na parada). 

Esta contratação trouxe novamente o orgulho de todo cidadão rubro-negro espalhado pelo país. O Flamengo é uma nação, não é um clube que se limita à uma cidade ou estado (é, to falando do Corinthians mesmo). Seja no nordeste ou no sul, o Flamengo é a maioria. E seria ainda maior, se as grandes mídias não fossem sediadas em São Paulo.

Pois é, companheiros. A mídia fez questão de boicotar a maior contratação de todos os tempos. Fora do Brasil, os jornais hoje trazem em suas capas a euforia do povo carioca. A comemoração que se arrastou por toda a cidade maravilhosa. Foi o grande encontro de um ídolo com os seus fãs!

Ronaldinho Gaúcho, tem a oportunidade de mostrar ao povo brasileiro que ele ainda joga bola. Que não somente vive de sua imagem. Mas que todo o investimento seja apenas em torno, do mito que ele é, dentro de campo (caso contrário a casa vai cair).

Certa vez, ouvi de um comentarista esportivo que a primeira divisão do futebol brasileiro jogava na Europa, aqui só jogavam os jogadores não aproveitados. Então, parece que as coisas começaram a mudar...

Números do Flamengo:

O maior em venda de Pay-per-view (jogos pagos na tv a cabo).
O maior em cotas de transmissões da tv aberta.
O maior em vendas de camisas (em um ano, vendeu mais de 1 milhão).
Tem a sede (do clube) mais valorizada no mercado imobiliário do país.
É a marca mais valiosa e mais conhecida do futebol brasileiro.
É o clube que detém o maior número de modalidades olímpicas no país.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Grande Oriente do Brasil.

Um dos assuntos mais mistificados no meio religioso (cristão) de todos os tempos, com certeza, é a maçonaria (muitos que não fazem a mínima ideia do que seja, irão correr neste exato momento para o google tentar descubrir o que é). 

Considerada por muitos, uma "seita ocultista" com rituais e práticas fora dos preceitos religiosos conservadores. A maçonaria vem ao longo dos últimos 30 anos sofrendo inúmeros e diversos ataques.


É bem verdade, que a esfera cristã (neopentecostal/petencostal) tenha um pouco de dificuldade para entender o que realmente a maçonaria é. Vale lembrar, que históricamente este segmento da sociedade não era (e não é) aberto à qualquer um (longe de mim, questionar os métodos de recrutação da mesma). Porém, aquilo que você não conhece, na maioria das vezes, você não gosta ou não aceita, não é mesmo? Por ser um "clube do bolinha" (discreto), criou-se um mito à cerca do real objetivo da maçonaria.


É bem radical afirmar isso ou aquilo da maçonaria. As pessoas inventam muito e criam ilusões e fantasias, simplesmente por não terem acesso ao que realmente ocorre nas reuniões e eventos promovidos pela mesma. A maçonaria teve papel fundamental em diversos pontos da história recente da civilização humana. E tem vários ilustres membros (ou irmãos, como queiram). Pasmem, no Brasil, a maçonaria ajudou a fundação de diversas igrejas protestantes tradicionais (irônico não?), entre elas: presbetiranas, batistas e metodistas... Não só igrejas, mas escolas, museus e outros movimentos culturais.


Na verdade, o pouco (e desnecessário) conteúdo exposto disonível para leigos, se restrigem a formas de reuniões e a simbologia. Vale ressaltar, que a maçonaria é marcada por símbolos e gestos. Códigos que para a sua história, foram de extrema importância para a sua sobrevivência (e não cabe à mim, ter que explicar isso aqui, confira na wikipédia).


A minha família é cercada por maçons. Nunca tive dificuldade em aceitar ou compreender isso. A primeira lembrança que tenho, é ao lado do meu pai, em um dos jantares que eles chamam de "festa branca". Foras os orifícios da indumentária maçônica que ele deixou conosco. Há um tempo atrás também, arrumando umas coisas na casa da minha avó, encontrei uma carteirinha de uma loja maçônica que meu avô pertecene. E para a minha surpresa, a data era da década de 50 (na casa da minha avó, existem verdadeiras reliquias).


Por que escrever sobre a maçonaria? Mais por desencargo de consciência e para deixar bem claro, que não devemos falar daquilo que não conhecemos. Não é porque ouvimos falar pelos outros (muitas vezes através de falsos testemunhos) que devemos sair acreditando e fazendo disso uma verdade absoluta. Eu aprendi com o "bambambam" René Descartes algo muito interessante, o "discurso do método" (a matemática ao lado da filosofia = nerd sem namorada), vivo aplicando nas aberrações que ouço e vejo por aí. O plano cartesiano não falha!


Salve GADU.

HINO DA MAÇONARIA

Da luz, que si difunde, sagrada filosofia
surgiu no mundo assombrado, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da razão, parte sublime, sacros cultos merecia
altos heróis adoraram, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza vingai direitos, da natureza.
Da razão, suntuoso templo, um grande rei erigia,
foi então instituída, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Nobres inventos não morrem, vencem do tempo a porfia
há de os séculos afrontar, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Humanos sacros direito, que calcará a tirania
Vai ufana restaurando, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da luz deposito augusto, recatando à hipocrisia
Guarda em si com zelo santo, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Cautelosa, esconde e nega, a profana a gente ímpia
Seus mistérios majestosos, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Do mundo o Grande Arquiteto, que o mesmo mundo alumia
Propício protege, ampara, a pura maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.

domingo, 9 de janeiro de 2011

A COEXISTÊNCIA ESTÁ DE VOLTA...

Este pobre aspirante à blogueiro que vos fala, está de "volta" (sério), é, podem acreditar! O blog mais "resistente" da minha vida virtual, parece "reagir" novamente. Para quem não acreditava, está aí (aqui) a prova (nem tudo está perdido) (ando falando isto várias vezes).

Com uma nova perpesctiva da vida que nos cerca. Com a cobertura completa (mentira, parcial) dos acontecimentos mais importantes (mentira, não precisa ser tão importante assim) do cotidiano alheio!

Opinião e língua afiada! Isto é o que interessa, o resto é resto!