quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E a Globo, hein?

O que anda acontecendo com a Globo? A emissora carioca (agora, quase paulista) vem passando por uma fase de declínio. Por muitos anos, ostentando o título de maior emissora de tv do país e 4ª do mundo. A Globo vem amargando queda na audiência e perda da "qualidade" em sua programação.

Uma "guerra anunciada", poderia ser a resposta mais exata para justificar a queda do maior monopólio do entretenimento brasileiro. Desde que a família Marinho acenou como oposição à Igreja Universal do Reino de Deus, estava determinado o momento atual.

A artilharia pesada do Bispo Edir Macedo, vem desnorteando cada vez mais a Rede Globo de Televisão. O alto investimento da Rede Record e a perda no mercado de grandes cotas publicitárias, ocasionaram esta guerra, tanto por audiência, quanto por poder (disso a Globo entende muito bem).

Enquanto nos Estados Unidos 4 emissoras brigam por 10 pontos cada. A Globo já conseguiu marcas significativas como mais de 50 pontos e picos de 60 ao longo de sua programação.

Com o maior aparato humano e a maior estrutura física e tecnológica. A emissora, também construiu ao longo dos últimos 30 anos, o maior polo formador de opinião. Mas...como todo império um dia tem seu fim. Estamos testemunhando a queda de mais um gigante.

O Jornal Nacional (telejornal mais assistido no mundo), teve em 2010 a sua pior audiência. A comparação é assustadora, quando observamos que em 2000, o jornal obteve em média 39,2 pontos de audiência. E neste ano que passou o número caiu para 29,8. Vale salientar que o share (índice apenas de tvs ligadas) ficou em 49,3%. Sendo considerado o mais baixo da história do programa!

O que vai mal, pode piorar.

A Record, principal concorrente da Globo. Vem nos últimos anos travando uma verdadeira batalha, além de contratar ex funcionários estratégicos, os seguidores do Bispo, empenham-se em oferecer o mesmo padrão global (vamos copiar!). A construção do REC 9 (o novo Projac) foi um duro golpe para a família Marinho. Lá, se concentram as produções da teledramatúrgia da Record. São fabricadas novelas e minisséries a pleno vapor!

Com a distribuição quase "democrática" de propagandas no mercado publicitário. Hoje podemos ver, gigantes do comércio anunciando em praticamente todos canais. E a Record soube aproveitar abocanhando a segunda colocação em arrecadação, e quando falta, pode chamar o poder "sobrenatural" que ele resolve, é tudo uma questão de fé (é Zé!).

Os investimentos na grade da emissora paulista são cada vez maiores. A Record já se destaca com o jornalismo local de maior abrangência no território nacional (isso porque falta pouco para os âncoras decolarem). O canal Record News, também sofreu um grande investimento no último ano (já tendo quebrado um tabu de ser o primeiro canal só de notícias na tv aberta), em tempo, trazendo muita dor de cabeça aos quase "deuses" globais, acima do bem e do mal.

A programação matinal anda tirando Boninho do sério, que faz da Ana Maria Braga a mais nova comentarista sobre violência na tv brasileira. Parece que o Fala Brasil e o Hoje em Dia, andam desviando a audiência do horário. Quanto aos desenhos da Globo, já foi a época em que dava para assistir. Hoje, todos riem com Todo Mundo Odeia o Chris, ou até mesmo com o infálivel Chaves no SBT (agora acompanhado do Arnold).

Em termos de novela, a Globo continua líder absoluta. Porém, a hegemonia foi ameaçada. A Escrava Isaura fez um reboliço, abrindo caminho para Prova de Amor. Novela que quando atingia a liderança do horário, interrompia a cena para mostrar um comunicado agradecendo a audiência! Hilário.

Essa briga promete ser boa. E nós continuaremos ismuçando tudo...doa a quem doer!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello,

This is a message for the webmaster/admin here at coexista.blogspot.com.

Can I use some of the information from your post right above if I give a link back to your website?

Thanks,
Harry