segunda-feira, 27 de junho de 2011

E o Fome Zero, hein? Tá enchendo a barriga dos brasileiros!

A eleição do ex-ministro José Graziano da Silva para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mexeu com os brios de todos os brasileiros.

José Graziano, como se sabe, foi o responsável pelo funcionamento estratégico do maior programa de distribuição de renda do mundo, o Fome Zero. Um programa social do governo brasileiro, que marcou a era Lula e impactou o mundo com a mudança radical de patamares antes inimagináveis.

A maior prova do reconhecimento, foi a eleição de Graziano ao cargo máximo do gênero na ONU. Embora no país, há sempre uma meia dúzia (que não se conforma com o desenvolvimento do Brasil) que dá desculpa de que é "populismo", "coleira eleitoral" e mais uma forma de corrupção e "alienação" do povo. O Fome Zero, encheu a barriga de muitos brasileiros, principalmente, os que não tinham mais que uma refeição por dia, para se alimentar.

Presidenta Dilma reconhece o feito em nota oficial.
"Com enorme satisfação recebo a decisão dos países membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de escolher o candidato brasileiro, José Graziano da Silva, para o posto de Diretor Geral da entidade, nas eleições que tiveram lugar em Roma no dia de hoje.

Sua reconhecida contribuição na formulação da bem-sucedida estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às sólidas credenciais acadêmicas e o profundo conhecimento da FAO, acumulado à frente do escritório regional da entidade em Santiago, conferem a José Graziano qualificações essenciais para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos.

A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso País – que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros –, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos.

Ao cumprimentar meu amigo José Graziano pela eleição, desejo-lhe muito êxito em sua nova missão, para a qual poderá contar com o apoio firme do Governo brasileiro."

Dilma Rousseff – Presidenta da República Federativa do Brasil

Graziano na ONU, é só o começo.

Existe uma pertinente perspectiva de que o Brasil se torne nos próximos dez anos, o maior produtor mundial de alimentos. E isto, vem tirando o sono de algumas outras nações, como os Estados Unidos. Sabe-se, que o Brasil hoje lidera o mercado exterior através das exportações de carne, soja, açúcar, laranja e aves. 

Com tamanho futuro promissor batendo à porta, não é de estranhar certas medidas em retaliação ao crescimento brasileiro. A Rússia, por exemplo, já começa "encrencar" com o boi daqui. E os "verdes" (ambientalistas pseudos-mártires) buscam de todas as formas limitar cada vez o avanço das áreas de pasto e plantio.

Renovando as esperanças com a humanidade!

A chinesa Liu Wenxiu, de 19 anos, conseguiu salvar um garoto de 16 anos que ameaçava se jogar de uma passarela na cidade de Shenzhen, na China, com um simples beijo. Liu estava passando pelo local quando viu dezenas de pessoas acompanhando o drama do adolescente, que estava com uma faca na mão, pendurado na passarela. Ela conseguiu se aproximar do garoto dizendo para a polícia que era namorada dele e a razão pela qual ele pretendia cometer suicídio.

Na verdade, de acordo com a imprensa local, o menino estava desesperado porque a mãe dele havia falecido e a madrasta não o tratava bem. Para completar, a mulher havia fugido com todo o dinheiro do pai. “Ele me disse que não tinha mais ninguém, ninguém se preocupava com ele ou confiava nele. Eu mostrei as cicatrizes que tenho nopulso direito, de quando eu tentei o suicídio porque ninguém na minha família estava feliz (...). Eu já estive no lugar dele e sei exatamente como foi”, disse Liu.

Durante a conversa, a chinesa beijou o adolescente e a polícia aproveitou para fazer o resgate. Se os dois mantiveram contato depois, não se sabe. Mas Liu Wenxiu foi convocada para ajudar a polícia novamente. O garoto, que foi levado para a delegacia, disse que só contaria a verdadeira razão da tentativa de suicídio se a falsa namorada estivesse presente.

Fonte: Jornal Extra
http://extra.globo.com/noticias/mundo/beijo-de-desconhecida-evita-que-jovem-chines-cometa-suicidio-2119843.html

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Campos dos Goytacazes, a luz e Dom Pedro II.

Há 128 anos, Campos tornava-se a pioneira em luz elétrica na América

Campos foi a 3ª cidade no mundo a ter o serviço que foi inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II.


(Foto:Leonardo Berenguer)

A cidade de Campos, maior produtora de Petróleo do país, responsável por 80% da produção nacional, foi a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública elétrica, isso há exatos 128 anos, o que foi possível através de uma termelétrica a vapor acionadora de três dínamos com potência de 52 KW, fornecendo energia para 39 lâmpadas de 2000 velas cada. O serviço foi inaugurado pelo próprio Imperador Dom Pedro II.

Sua Majestade hospedou-se no solar do Visconde de Santa Rita, na rua 7 de setembro. A neta do visconde, Anita, casou-se com o jovem deputado Nilo Peçanha, mais tarde Presidente da República. Nilo, “mestiço de Morro do Coco”, era filho de um padeiro. A família da noiva se opôs ao casamento e, graças à determinação da jovem Anita – que fugiu de casa – os dois puderam se casar na Igreja de São João Batista da Lagoa, no Rio.

O casamento foi realizado pelo ilustre Padre Pelinca, que fora vigário da Paróquia de São Salvador - atual catedral - e que a esta altura já havia sido expulso da cidade.

Em 1879, Thomas Edison inventou a primeira lâmpada incandescente prática, barata e capaz de competir com a iluminação a gás.

Três anos depois, em 1882, ele inaugurou, em Nova Iorque, a primeira central americana de serviço público de geração e distribuição de eletricidade: a Pearl Street Central Station.

Nesse mesmo período, no Brasil, a Câmara Municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, aprovava, em 1881, a substituição da iluminação pública a gás pela iluminação a energia elétrica.

Dois anos depois, em junho de 1883, nessa mesma cidade, era inaugurado o primeiro serviço público de iluminação elétrica da América do Sul, na presença do imperador D. Pedro II.

Em 1889, seis anos após a experiência pioneira no norte fluminense, a primeira hidroelétrica da América do Sul era inaugurada; tratava-se da Usina de Marmelos, idealizada pelo industrial mineiro Bernardo Mascarenhas para abastecer a sua fábrica de tecidos e prover a cidade de Juiz de Fora de iluminação elétrica.

Frase da placa: "Em 1883 Campos era a primeira cidade da América Latina e a terceira do mundo a receber luz elétrica, este poste remanescente daquela época, é simbolo da grandeza da nossa história, perpetuada pelo tempo".


Retirado de URURAU. Em:
http://www.ururau.com.br/cidades1945_H%C3%A1_128_anos,_Campos_tornava-se_a_pioneira_em_luz_el%C3%A9trica_na_Am%C3%A9rica


quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Pior que tá, VERDADEIRAMENTE, não fica!"

Estava voltando para casa ouvindo uma rádio. Era um programa de notícias, o apresentador de forma irônica e sarcástica anunciava que tinha uma notícia "bombástica". Tratava-se dos projetos de lei, do deputado "Tiririca".

O que andou pipocando durante a semana em alguns dos principais jornais deste país. "Tiririca", famoso humorista e agora político, apresentou dois projetos interessantíssimos, dignos de aplausos.

O Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva (insistentemente chamado de tiririca pelos meios de comunicação não-sérios deste país), surpreendeu a todos em Brasília. "Tiririca", criou duas propostas educacionais, entre elas, a alteração na lei que institui a "Política Nacional do Livro". Na verdade, o mesmo pretende através de seu projeto, a criação do "Vale-Livro", destinado aos alunos de escolas públicas de todo o país, dos ensinos infantil, fundamental e médio. O que seria um valor em espécie (a ser decidido pelo Poder Executivo), onde os alunos poderiam comprar livros de sua "livre preferência".

Vale lembrar, que o deputado protagonizou nas últimas eleições um grande manifesto da população. Dizem as más línguas, que ele foi eleito como um "voto de protesto" (de acordo com a insatisfação com a politicagem brasileira, uma forma de crítica e repúdio). Se não bastasse, Everardo, eleito o deputado federal mais votado do país, sofreu um bocado para poder exercer o seu mandado obtido através dos votos na urna. Ele foi perseguido por grande parte da midia, onde foi questionado o seu nível de alfabetização. Tudo isto foi parar no TRE do estado onde concorreu (SP), e no fim, acabou obrigado a fazer uma prova ortográfica. "Tiririca", aos 45 do segundo tempo, acabou passando...

De tripudiado por uma sociedade na maioria das vezes injusta, passou a ser encarado (agora) com mais respeito. Antes, as pessoas só o viam como o "palhaço Tiririca", o analfabeto. Até mesmo, na câmara dos deputados, foi fortemente criticado por integrar a Comissão de Educação e Cultura

Ora bolas, o segundo projeto de lei, trata-se da "Bolsa Alfabetização", que segundo ele, é um plano de incentivo financeiro num valor de R$545,00 para estudantes acima dos 18 anos que cumprirem 85% das aulas de alfabetização (adulta).

Não há nada de novo nessas duas propostas, já que as mesmas existem em outros países. É comum em algumas nações, o incentivo ao estudo por parte do governo, nisto tudo, envolve-se dinheiro. Dinheiro motiva... dinheiro abre portas... dinheiro custeia gastos... dinheiro promove transformação... dinheiro enriquece um país. Tudo isto através dos estudos, quanto mais você estuda, maior a previsão de ganho.

"Tiririca" promove então, uma grande reflexão. Pode parecer populista, mas...não é!

E talvez, por não ter tido formação acadêmica. Agora, não quer que outras pessoas passem pelo que ele passou. Assim como o Lula, o presidente que revolucionou a educação no Brasil (os números provam). O presidente que mais investiu, que mais abriu portas para o conhecimento. E o que mais sofreu nas mãos de quem tem mais conhecimento e pouco fez por este país.


Eu fico extremamente constrangido com mais este exemplo. E agora, os "doutores" que tanto criticaram? Onde estão até mesmo os deputados e senadores da bancada educacional (era para partir de vocês a iniciativa)?

Chegou a hora de acordarmos!

"Fala que eu te escuto" levanta a bandeira das causas sociais.

Que a Rede Record, pertence a Universal (consequentemente ao Bispo Macedo), todos já sabem. 

Que alguns programas da grade, são para fazer propaganda da igreja Universal, isto, também todo mundo sabe...

Mas, peraí! Existe um programa bem interessante nesta emissora. Eu estou falando do "Fala que eu te escuto". Apresentado (na maioria das vezes) pelo simpático Bispo Clodomir Santos.

Na semana passada, no auge da crise dos Bombeiros no estado do Rio de Janeiro. O programa teve a audácia em colocar militares da corporação para expôr de forma civilizada suas reivindicações. Posso arriscar, que foi até de certa forma, emocionante. No fim do programa, ainda com testemunhos pessoais de dois bombeiros, onde os mesmos alegavam problemas pessoais, em meio a dificuldade que passavam. O Bispo não deixou passar batido, oferecendo uma oração. Sim, uma simples oração! Uma oração que move montanhas e que leva alento ao coração sofrido e quebrantado.

O programa que aborda diversos temas atuais, é feito através da participação dos telespectadores. Com uma enquete no ar, as pessoas ligam para expressar as mais diversas opiniões a cerca do tema debatido. 

Confesso, que naquela madrugada de terça-feira, eu fiquei bastante surpreso com a sinceridade e ousadia de uma mídia (supostamente tendenciosa). Que por ora, poderia ser com fins religiosos, políticos ou sensacionalistas. Mas, que no momento, havia sido uma ponte para que as pessoas que estavam em casa, sentissem a mesma dor que aqueles bombeiros estavam sentindo. Se por um lado, o maior canal de tv do país (da família Marinho), insistia em não cobrir (como deveria) as manifestações e reivindicações da classe (bombeiros), narrando com clareza e transparência os acontecimentos. A Record, na calada da madrugada, chutava o pau da barraca (literalmente), colocando pessoas que estavam realmente vivendo todo o movimento.

E eu ainda me questiono, quanto mais teremos que aturar "Lucianos Hucks" da vida (aquele que flerta com a burguesia e faz obra social para sair bem na fita)...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

E agora, Cabral? Hoje são eles, amanhã pode ser você...

"O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Foi fundado no ano de 1856, pelo Imperador D. Pedro II, após a ocorrência de inúmeras tragédias, como os incêndios do Teatro São João, em 1851 e 1856. Nessa época o Imperador decidiu organizar o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam (nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção).

Tem como principal missão a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito fluminense. É Força Auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro."

Fonte:  http://apatotadopitaco.blogspot.com/2010/04/herois-anonimos.html

------------------------------------------

No entanto...

O governo estadual parece não estar nem um pouco se importando com a classe... 

Governador, o senhor irá apagar os incêndios? Vai tirar corpos dos escombros e na lama? Vai mergulhar no mar e salvar afogados? 

Aliás, quanto o senhor recebe?
Os militares fluminenses merecem mais respeito. Seja ele, policial ou bombeiro. Não cabe ao senhor, determinar a moral dos protestos e manifestações (até porque, não foi eleito para isto). Não adianta canetar e aplicar a "lei", a população não está de acordo e espera uma solução já!

 Ao menos, tenha grandeza, e os receba, para sentar e ouvir suas reivindicações. Para então, decidir e julgar procedente ou não. Não é crime militar o que está sendo discutido (o que senhor anda falando ultimamente...aliás, das últimas vezes em que abriu a boca foi para falar asneira), não jogue a corporação contra o comando, e não coloque a policia no meio, são todos co-irmãos de farda (pelo amor de Dios). E não seja juiz, porque este poder não lhe foi concedido.

Os Bombeiros, erraram ao invadir o "QG", foi um excesso, mas, só a ponta do iceberg que foi criado lá atrás, com a falta de diálogo.  Eles (bombeiros) precisam de exemplo da hierarquia (o que está faltando no momento). É preciso desarmar egos e vaidades.

Eu não sei o que é pior, o senhor comparar bombeiros manifestantes com vândalos, ou colocor o bope, para invadir e "retomar" o quartel (com toda simpatia, carinho e afeto que os bravos homens do bope sempre fazem). Ora, caro governador, quem sai prejudicado nisso tudo, é o povo! Logo o senhor, que criticou, quando Rosinha e Garotinho "receberam" os professores, com tiros de borrachas e cacetetes, lembra disso? Pois é...

Em tempo, dor de barriga não dá só uma vez não!


O BLOG COEXISTA APOIA A CAUSA DOS BOMBEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 
-------------------------------------------------------



Deputados decidem obstruir pauta da Alerj enquanto bombeiros não forem soltos.

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - Após uma reunião com líderes do movimento responsável pela greve dos bombeiros, deputados estaduais divulgaram nota em apoio aos grevistas e afirmaram que vão forçar o trancamento de pautas importantes na Assembleia Legislativa do Rio, a partir desta terça-feira. Os parlamentares afirmaram que podem, inclusive, abandonar o plenário, enquanto as negociações não forem retomadas e os bombeiros presos, libertados.

Entre os principais parlamentares que participaram da reunião estão os deputados Wagner Montes (PDT), Clarissa Garotinho (PR), Marcelo Freixo (PSol), Paulo Ramos (PDT), Janira Rocha (PSol), Gilberto Palmares (PT0, além do deputado federal Chico Alencar(PSol).

O deputado estadual Marcelo Freixo afirmou que o aumento reivindicado pelos bombeiros já poderia ter sido concedido se o Governo do Estado não tivesse realizado tantas isenções fiscais ao logo dos últimos quatro anos.

"Entre 2007 e 2010 o governo deixou de arrecadar R$ 50 bilhões em 21 mil isenções fiscais. Esse valor seria mais que suficiente para atender as reivindicações da corporação, como aumentos, vale transporte, entre outras", afirmou o deputado.

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/6/deputados_decidem_obstruir_pauta_da_alerj_enquanto_bombeiros_nao_forem_soltos_169440.html

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Embarque neste Carrossel?

De acordo com o jornal Agora São Paulo (com informações de O Dia). Eis "que" fiquei sabendo da notícia do ano. O SBT (canal do desbravador Silvio Santos e sem pudor), vai lançar um remake do grande sucesso da infância de muito marmanjo.

Sim. Ele teve a audácia e está para colocar em poucos meses, na grade, a regravação da novela mais badalada entre as crianças deste país. Carrossel!

Não bastando (tamanha coragem), quem será a Maria Joaquina (a eterna vilã e destruidora de corações de vários Cirilos deste Brasil)? Quem, quem, quem? Ela mesma, Maisa Silva (a criança "especial") (diferente) (exótica), a grande excentricidade mirim. O apogeu da revelação infantil, vai dar o ar da graça...

Alguém duvida, que ela fará sucesso?

Sim. Para ser vilão, precisa de talento (e isto ela tem). Maisa é um prodígio, e para ser vilão também precisa do algo a mais (e ela também tem, seja lá que for esse tal de "algo a mais"). Eu tenho até medo dela, é muita precocidade (ou ela é incompreendida)!

Caros amigos, telespectadores e fãs desta grande novela que marcou uma geração inteira. Não se desesperem!!! Parece, que setembro é o mês escolhido para a estreia nacional da novela! Que vem acompanhado do texto adaptado de Iris Abravanel (a mulhe do dono). 

Para quem tinha a esperança da re-exibição da novela. É, fim da linha, acabou. Vão dar novo tom a trama, readaptando nas nossas "realidades". 

Fica agora a angustia, quem interpretará o Cirilo? A professora Helena? E o resto da turma?

Medo, eu tenho medo...!

Agora sério, cara, o que está havendo com o Silvio?