segunda-feira, 31 de março de 2008

Será?

Rio - Estive pensando numa campanha nacional, cujo tema seria: “Sou capaz de me manter honesto”. Começaria indo ao Congresso pedir aos parlamentares que tirassem fotos vestidos com a camisa com a frase em questão. Tentei imaginar como receberiam tal proposta e quantas adesões receberia? Então, cheguei um pouco mais pra perto e questionei quantos cidadãos de fato poderiam usar tal vestimenta, sendo sinceros. Concluí que a honestidade em nosso País é um conceito relativo demais.

Vejamos o que diz o dicionário: Honesto — do lat. honestu. adj., que é conforme à lei moral, à honra; probo;íntegro;honrado; sério, digno; virtuoso; casto; decente; pudico; modesto.
Vejam quantos são sinônimos para se enquadrar em tal adjetivo. Intrigou-me a palavra “probo” e fui em busca de seu significado.Probo – do lat. probu. adj. de caráter íntegro; que segue rigorosamente os deveres da justiça e da moral; honesto; recto; virtuoso. E, observando melhor, a definição da palavra “probo”, cheguei até “recto”, que também ignorava.

Recto – do lat. rectu. adj. direito; que segue sempre a mesma direção; imparcial; justo; íntegro; verdadeiro.

Assim, achei melhor estudar um pouco mais a respeito da honestidade, entendê-la para que possa por fim cobrá-la de mim e dos outros. Concluí que o problema com honestidade no Brasil antes de tudo é um problema de gramática. Muitos de nós ignoramos o sentido real e o significado do termo. Dessa forma, fica difícil colocá-la em prática e temos por fim representantes que refletem exatamente quem somos nós (nunca se deve generalizar nada).

Todavia deixo aqui a pergunta: depois desse exercício de português, você poderia usar com a consciência limpa uma camisa com tais palavras? Pense bem.

Fonte: O Dia
http://odia.terra.com.br/opiniao/htm/tico_santa_cruz_manter_se_honesto__161241.asp

8 comentários:

Janete Andrade disse...

não usaria essa camisa, não é que eu não seja honesta, é que tipo se eu encontrasse um saco de dinheiro na rua, não procuraria o dono, como aquelas pessoas que mostram na TV fazem, admiro quem faz, mas não faria, e uma pessoa que se diz honesta teria a atitude de devolver. :]

ah e não espere uma atitude honesta dos nossos políticos! (;

bjO ;*

Karen Figueiredo disse...

ser honesto tá ficando difícil..

até mentira agora médico recomenda ¬¬' */me indignada com as reportagens sobre o dia de hoje!*

mas enfim..
a gente vai levando né..

e tentando fazer o melhor possível =]

=****

Débora Pereira de Almeida disse...

Só Jesus se safa...

de fato...

Madamefala disse...

Generalizar ás vezes é bom sabe porque? falar das exceções é complicado, ser uma exceção é mais complicado ainda!
Mas tenho uma perguntinha procê:
qual desses adjetivos sinônimos vc se atribui?
conforme à lei moral
à honra
probo
íntegro
honrado
sério
digno
virtuoso
casto
decente
pudico
modesto
que segue a mesma direção
imparcial
justo
íntegro
verdadeiro

e aí?

p.s.só num vale inverter e fazer a pergunta pra mim!rs

Bárbara Chantal disse...

confesso que não usaria, nem assumiria os motivos.

Anônimo disse...

olá! parabens pelo post! eu me sinto honesta pq tenho tv a cabo por 9 ano e nenhum dos potos é gato, não comprei minha carteira de motorista mesmo reprovando 2 vezes, não compro nada contrabandiado nem no mercado negro massss até lembrar que assisto filme no pc, baixo musica no pc e colo nas provas da faculdade..

ou é honesta ou não é.. pelo jeito eu tbm n sou

Karen Figueiredo disse...

f5!
f5!
f5!

xD

Bárbara Chantal disse...

Selo! \o/
http://olhosinuteis.blogspot.com/2008/04/minha-indicaes.html