sábado, 28 de maio de 2011

Legalize, já? Agora...só ser for na Jamaica. A casa caiu!

Em um esforço para parar com o turismo para uso de drogas, o governo da Holanda decidiu nesta sexta-feira (27) restringir o acesso aos tradicionais coffee shops e proibir a entrada de turistas para comprarem drogas, informa o site "BNO News".

Os coffee shops são estabelecimentos onde a venda de maconha e outras substância para uso pessoal é tolerada pelas autoridades holandesas. Como o consumo é proibido na maioria dos países, os locais passaram a atrair turistas do mundo todo a Amsterdã.

Segundo o governo holandês, a medida tem como objetivo reduzir pequenos crimes e o número de turistas interessados em usar drogas. A intenção é criar um sistema de membros associados dos coffee shops, que excluiria os turistas. A cidade de Amsterdã, que atrai a maioria dos turistas, é contra a decisão.

O novo sistema vai exigir que os freqüentadores dos coffee shops sejam cidadãos holandeses e maiores de 18 anos. “O acordo afirma que a atual política de coffee shops de portas abertas deve ser interrompida e que a luta contra o crime organizado de drogas deve ser intensificado ", diz o comunicado do Parlamento holandês.

As novas regras vão exigir que os estabelecimentos se transformem em locais fechados, com acesso permitido apenas a cidadãos holandeses que terão de mostrar um documento de identidade válido e serem associado do coffee shop em questão.

Os locais também terão de fornecer cartões de identificação a seus clientes, que serão válidos por um ano e em número restrito.

De acordo com o comunicado, o número máximo de associados de cada coffee shop ainda será estipulado. O prefeito de cada cidade poderá restringir o número máximo de membros de acordo com a situação local, diz o texto.

De acordo com um porta-voz do Ministério da Justiça, cada loja deverá ter, no máximo, 1.500 membros.
A medida vai começar a vigorar nas províncias sulistas de Limburg, Noord Brabant e Zeeland até o fim do ano e no resto do país no ano que vem, acrescentou o porta-voz.

O governo espera que o fechamento dos coffee shops a estrangeiros reduza em pouco tempo o número de turistas para consumir maconha, diz o texto. “Os possível efeitos colaterais destas medidas serão acompanhadas de perto pela polícia, judiciário e a administração”, afirma.

O governo holandês também decidiu que os estabelecimentos não serão permitidos a menos de 350 metros de escolas.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/holanda-proibe-acesso-de-turistas-coffee-shops.html

Um comentário:

Anônimo disse...

vo aperta mais n vo acender agora