terça-feira, 31 de maio de 2011

O Evangelho segundo Katy Perry.


Talvez, muitos fiquem assustados com uma perspectiva, um tanto, desencontrada e fora de contexto. O cristianismo nem sempre se manifesta nas figuras que mais conhecemos. Ou na forma tradicional, predita por doutrinas e tradições. O certo, é que ainda temos muito a aprender com as surpresas de uma vida, sem regras e scripts.

Katheryn Elizabeth Hudson, mais conhecida como Kate Perry, segue a risca uma linha não convecional de evangelho e igreja. Nascida em Santa Bárbara (USA), em 25 de outubro de 1984. Katy, é filha de um casal de pastores evangélicos.

Com uma infância marcada no fundamentalismo religioso vivido por seus pais. Ela pouco pode aproveitar a vida. Vivia a realidade mais comum deste tipo de família. Escola dominical, retiros espirituais e pouco (ou quase nenhum) acesso a cultura "secular". Suas diversões eram dançar e cantar. Cantar, obviamente música gospel. Já que seus pais proibiam qualquer contato com os "prazeres" do mundo.

Algumas matérias surgiram na internet dando conta deste passado dela. Realmente, a Katy ainda não tem uma biografia definida. É mais coerente afirmar que ela não se dá bem com a Lily Allen, do que traçar um perfil espiritual da cantora.

Tida com uma das grandes revelações nos Estados Unidos, Katy Perry vive o auge de sua carreira. Extremamente bonita (dentro dos padrões para o estrelato), e com um suave talento, ela se destaca tanto nos clipes quanto em seus próprios shows, durantes turnês bem sucedidas realizadas por diversos lugares.

Katy, sempre achou sua família intolerante, embora, se considere tolerante. Mas, foi influencida por seus pais lá na infância a desenvolver seu talento musical. Chegando inclusive, a cantar no coral da igreja. Tal participação era a tendência de uma carreira que anos depois a esperava e a colocaria no topo.

Já formada e ciente do que queria da vida. Katy resolve se envolver definitivamente com o mundo fonográfico, apostando todas as suas fichas num destino sonhado e criado por ela. Mudou-se para Nashville, onde iniciou contato com a música profissional, influenciada num estilo "country". Por lá, aprendeu a compor e a tocar violão!

Em 2001, Katy, enfim conseguia gravar seu primeiro album. Com o nome artístico de Katy Hudson, o material era todo gospel, sendo bastante elogiado pela *crítica. Só que a gravadora (Red Hill Records) não tinha muito fôlego e antes que Katy sentisse o prazer de divulgar seu trabalho, foi obrigada a encarar a falência do empreendimento. O álbum "Faith won´t fail" ficaria como recordação de uma carreira que poderia ser nos trilhos da locomotiva cristã. Então, nova mudança, desta vez, Los Angeles, onde tudo acontece, onde as estrelas nascem.

Lá em Los Angeles, Katy Hudson, agora viraria Katy Perry. E dois momentos cruciais marcariam de vez sua carreira. Mais uma vez, dois álbuns produzidos não saíram dos estúdios, assinava contrato com uma gravadora, depois com outra, trocava de produtor, de agente, mas, a coisa não andava (por sorte ou azar).

Quando em 2006, foi convidada para fazer backing vocal na música "Goodbye For Now" da banda de rock cristã P.O.D (a mais famosa do gênero). Como se não bastasse, ainda participou do clipe. Logo depois, ela também participou de um outro clipe,  "Cupid´s Chokehold" da banda Gym Class Heroes (onde engatou um relacionamento com o vocalista Travis Mccoy).

De 2006 a 2007 trabalhou recebendo novos artístas para uma gravadora, exercendo o cargo de crítica, que avaliava todos os materiais recebidos. Até ser convidada pelo dono a gravar novamente e virar a Katy Perry que todos conhecem.

A Katy Perry de "I Kissed a Girl"!

Seja lá o motivo, Katy, simplesmente se "desligou" de seu passado e formação religiosa. Com um lado mais sensual explorando o objetivo do entretenimento pop. Ela em pouco tempo se tornou símbolo sexual no mundo da música.

Recentemente, casou-se (com o ator e humorista Russell Brand), numa cerimônia hindu (já que o pedido de casamento tinha ocorrido na Índia). Embora, tenha afirmado, que foram apenas os ritos e formato e que um pastor cristão teria conduzido os laços matrimoniais. Mas, Katy também já declarou publicamente, algumas posições que reforçam o seu caráter cristão.

Frases de Katy:

“Para mim, espiritualidade é uma coisa importante e eu não gosto quando as pessoas não levam isso a sério”
“Eu não entendo quando artistas usam isso, como quando a Madonna subiu em uma cruz para cantar”
"Não é legal misturar religião e sexo na mesma garrafa"
"Usar blasfêmia como entretenimento é tão de mau gosto quando um comediante contar uma piada de peido"

Em entrevista a Rolling Stone, Perry confidenciou ter o nome de Jesus tatuado em seu pulso. Afirmando ainda a seguinte posição "Deus ainda é uma parte grande da minha vida […] Ainda acredito que Jesus é o filho de Deus".

Seja lá qual for o mundo em que vive, e que tipo de "cristianismo" experimenta. Katy se junta à nomes como Bob Dylan, Alice Cooper, Brian Head, Bono, Scott Stapp, Elvis Presley. Onde em algum momento, testemunhou e apreciou fé, amor e esperança.

*Russ Breimeier da Christianity Today disse "Suas habilidades de compor são fortes, é difícil acreditar que ela tem apenas 16 anos e tinha apenas 15 quando escreveu a maior parte destas músicas. […] Poderia ter sido apenas outra compositora adolescente imitando tendências musicais com letras cristãs. Em vez disso, eu ouço um notável jovem talento emergente, uma compositora talentosa, que certamente vai longe neste negócio.

Com informações: Wikipédia, Rolling Stone, UOL.

2 comentários:

Sabrina Hezman disse...

Não tinha a mínima idéia desta origens dela!
Particularmente gosto das música.

Anônimo disse...

ela é mt gostosa