quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma esperança, uma democracia, um país!

Acabei de ver uma notícia extraordinária, trata-se da retomada da democracia e da ordem no Brasil. A presidenta Dilma Rousseff determinou a suspensão do "kit gay", um material "anti-homofobia" que estava sendo elaborado pelo MEC.

O "kit" vinha dando o que falar nos últimos dias, faz parte de uma campanha do Ministério da Educação, para combater a homofobia nas escolas de todo o país. O seu projeto "milionário" foi desenvolvido por Ongs ligadas ao movimento LGBTS. 

Com um material um tanto "agressivo" e até mesmo ousado, logo foi repudiado e contestado por vários setores da sociedade civil e segmentos regimentais internos do poder legislativo. A reclamação era por conta da falta de consultoria em relação à necessidade e objetividade do material. 

Segundo o ministro da Secretária-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O governo entendeu que não seria prudente editar este material, produzida por uma emenda parlamentar enviada ao MEC. As afirmações foram feitas logo após uma reunião com as bancadas evangélicas, católicas e da família no congresso.

O ministro ainda afirmou que todo material em que "costumes" estiverem em cerne, terão que passar pelo crivo da coordenação-geral da Presidência e por um amplo debate com a sociedade civil. Ele ainda afirma, que não é um recuo a política educacional contrária a homofobia. E sim, um processo de consulta que o governo irá fazer, da mesma forma em outros temas, alertando, que isso é uma parte vigente da democracia.

  Ocorrerá um encontro entre a presidenta e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, nos próximos dias, para tratar do material didático.

É no mínimo um suspiro de esperança, para que a democracia de fato seja respeitada por todos aqueles que exercem sua cidadania, votando. Num estado laico, onde a população mesmo assim é de maioria cristã ou religiosa, havia uma necessidade de debate, para respaldar qualquer atitude que, neste caso, influenciaria filhos de ateus, de gays e de religiosos.

Verdade seja dita, nas próximas horas, a presidenta Dilma Rousseff será bombardeada pelos movimentos de "defesa" (parecem mais de ataque, já que não podem ser contrariados de forma alguma) LGBTS, porém. Ela teve convicção de que não se pode ganhar no grito, vivemos numa democracia, onde está previsto o debate, sendo assim...consultemos a sociedade!

2 comentários:

Anônimo disse...

Era exatamente o quê eu pensava, sou professor e pai, tenho medo de todo burburinho destes movimentos. Estão alienando esta sociedade, agora com foco nas crianças.

R Malucelli
Palmas - TO

Sávio da Sindical disse...

A NOSSA QUERIDA PRESIDENTA DILMA ESTÁ DE PARABÉNS